05.01O Hospital da Providência, que fica em Apucarana, atingiu em 2014 uma das maiores taxas de doações de órgãos efetivas segundo a Comissão de Procura de Órgãos e Tecidos para Transplante (COPOTT) da 17° Regional de Saúde de Londrina. A taxa, calculada de acordo com o número de doações que se apresentaram viáveis e o número de doações concretizadas, posicionou o hospital na liderança entre os 12 centros de captação de órgãos macro-região de Londrina.

De janeiro até agora, foram diagnosticadas no hospital 13 mortes encefálicas, fator que abre as possibilidades de doações, principalmente de múltiplos órgãos, como coração, rins, fígado. Deste número, oito pacientes se apresentaram potenciais doadores, sendo que quatro se converteram em doadores efetivos, o que representa uma taxa doação efetiva de 50%. “A taxa de conversão em doação efetiva do HP é muito boa em relação à região, chegando a 50% em captações de múltiplos órgãos. Já quando falamos de captação de globo ocular, a taxa chega a 100% de conversão em doações efetivas” , explica Ogle Bacchi, coordenadora da COPOTT da 17°Regional de Saúde de Londrina.

Ainda segundo a coordenadora , o desempenho do Hospital da Providência reflete a abordagem da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), que não deixa de avaliar potenciais doadores e tem uma equipe preparada para a abordagem dos familiares dos doadores. “Com esse índice significativo, cabe agora aprimorar as entrevistas feitas com a família, entendendo o porquê das negações de doações, para, então, trabalhar para uma taxa de doações efetivas ainda melhor em 2015”, destaca.

Para o médico coordenador da CIHDOTT do hospital, Dr. Mateus Dias de Moura, a taxa representa o trabalho coletivo e empenho da comissão. “Estar entre as melhores taxas de doações efetivas é reflexo do trabalho da nossa equipe multidisciplinar, que começa desde a recepção, passando pela UTI e demais setores, como assistência social. O trabalho na captação de órgãos é constante e nós nos mantemos engajados em fazer a acolhida da família de forma adequada, sempre atentos às exigências para que a captação seja realizada e o transplante seja viável também”, afirma.

Em 2014, 31 procedimentos de captação de órgãos foram realizados no hospital. Destes, quatro foram captações de múltiplos órgãos, que são possíveis em decorrência de morte encefálica do paciente, e 27 foram captações de globo ocular, para transplante de córneas, a partir de doações de pacientes que sofreram parada cardiorrespiratória. Em toda região calcula-se 125 captações no total, o equivalente a 30 captações de múltiplos órgãos e 95 de globo ocular. Atualmente, 1664 pessoas estão na fila de espera por um transplante, no Paraná.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital da Providência