A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou nesta semana a expansão do programa PlanificaSUS para todo o Paraná, com a capacitação dos profissionais de saúde da Atenção Primária de 21 Regionais. O objetivo do encontro é aprimorar os serviços para avançar na assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), de forma integrada, garantindo qualidade nas ações para a população.

Nesta 1ª etapa, realizada na Escola de Saúde do Paraná, foi possível fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS), além de mostrar aos participantes a importância da integração das equipes que atuam nos serviços de APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

Inicialmente, o programa havia sido implantado apenas na 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul do Estado. Desde 2019, várias atividades foram realizadas na região e obtiveram sucesso, principalmente voltadas para a atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS chega agora a 361 municípios, quase totalidade do território paranaense.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto falou sobre a importância desse novo desafio e agradeceu a adesão dos municípios envolvidos no projeto. “É muito gratificante ver a participação de todos, com empenho e ânimo para a nova fase do pós-pandemia. Teremos de recomeçar, reorganizar a Atenção Primária e Especializada: os sequelados da Covid-19, os diabéticos, hipertensos, as vacinas atrasadas, além da saúde mental, entre outras fragilidades e doenças, que precisam de todo nosso esforço”, afirmou.

De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, e coordenadora do PlanificaSUS no Paraná, Maria Goretti David Lopes, “a capacitação e participação dos tutores regionais permitem a expansão imediata da metodologia da planificação para todas as regiões do Paraná, garantindo inclusive a reorganização dos processos de trabalho das equipes de saúde, no pós-pandemia. Nosso foco agora é organizar o cuidado principalmente às pessoas com problemas crônicos, aos idosos e àquelas que mais precisam”, enfatizou.

PROGRAMA – O PlanificaSUS é um projeto proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e que tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS). É composto por etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.

PARTICIPAÇÃO – Além dos representantes das Regionais de Saúde, também estiveram no encontro Marcelo Hagebock Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Saúde, Giorgia Luchese, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Daniela Cavalcante, diretora-geral do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), além de representantes da Diretoria Geral da Sesa.

Fonte: Sesa