Nos últimos 10 anos, mais de 10 mil pacientes foram tratados no Hospital do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama. O Complexo Hospitalar conta com equipamentos no tratamento de radioterapia de alta tecnologia avançada, entre eles IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), VMAT (Arcoterapia Volumétrica), Radiocirurgia e Radioterapia Estereotáxica Fracionada através dos Aceleradores Lineares. Além disso, conta com os equipamentos de Braquiterapia de Alta Taxa de Dose e Raio-X Superficial, ideal para tratamentos de câncer de pele.

A maioria dos pacientes oncológicos recebe o tratamento pela radioterapia, quimioterapia ou cirurgia. As radiações da radioterapia são utilizadas para destruir ou impedir que as células do tumor aumentem, e cada tecnologia empregada nos tratamentos pode entregar doses de radiações de diferentes formas.

A Uopeccan trabalha com as técnicas modernas há seis anos, quando foi o sétimo serviço no Brasil a implementar a tecnologia VMAT. Com essa experiência, o serviço é considerado referência em tratamentos mais avançados na região Sul do Brasil.  Para que esse trabalho seja desenvolvido com excelência, a instituição conta com o apoio da equipe multidisciplinar, com médicos radio-oncologistas, físicos médicos, dosimetrista, equipe de enfermagem e técnicos de radioterapia, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

O Físico Médico da Uopeccan de Cascavel, Gustavo Simonetti, ressalta o cuidado que os profissionais de saúde têm durante o atendimento. “Todos esses tratamentos dependem de muito estudo e dedicação da nossa equipe. Através do planejamento do tratamento realizado pelo físico médico, é possível oferecer alta concentração de dose de radiação, fazendo com que o tumor receba a quantidade ideal sem prejudicar os outros órgãos sadios ao redor da doença”.

Segundo o Físico Médico da Uopeccan de Umuarama, Pedro Vitor Berchiol Iwai, a missão diária de todos profissionais é a busca pela cura do câncer. “A nossa instituição se destaca em pesquisa científica de nível mundial, o que garante que nosso público está sempre sendo atendido por profissionais atualizados nas técnicas e tecnologias”.

Radioterapia no câncer de mama e próstata

Para o tratamento radioterápico do câncer de mama, pode ser utilizado o IMRT (Radioterapia de Intensidade Modulada), em que o físico médico tem o papel de desenvolver o tratamento específico para a paciente, modulando o feixe de radiação para obter uma distribuição de dose homogênea no volume mamário, evitando as doses muito baixas e muito altas.

No câncer de próstata, é usada a tecnologia VMAT (Arcoterapia Volumétrica, ou Radioterapia Volumétrica em Arco), que realiza a modulação do feixe de radiação enquanto o aparelho gira ao redor do paciente. Com uma volta rápida de menos de dois minutos, é possível atingir a próstata por diferentes ângulos e intensidades e, assim, garantir doses altas no local em que a doença está presente, enquanto evita a irradiação do reto, da bexiga e dos fêmures do paciente.

Fonte: Hospital Uopeccan