O Ministério da Educação e Cultura (MEC) aprovou a Residência em Psiquiatria do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), reconhecendo a qualificação da instituição também no ensino. A residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O programa é gerenciado pelo MEC, mas o seu regimento é determinado pela Comissão Nacional de Residência Médica, a CNRM, que foi instituída em 1977.

No HPM, o médico residente terá o acompanhamento do corpo clínico do hospital e a vivência de situações reais da psiquiatria. O programa será coordenado pelo diretor técnico do hospital, médico psiquiatra Dr. Paulo Vecchi Abdala.

Desde 2001 o hospital é unidade complementar de ensino em parceria com a UEM (primeira residência em Psiquiatria do interior do estado) e com a Uningá, desde 2014.

Hoje o hospital é Serviço Hospitalar de Referência Estadual em Saúde Mental e referência também em ensino, formando anualmente mais de 600 estagiários das áreas médicas em convênio com as principais instituições de ensino.

PIONEIRISMO
Fundado em 1962, o hospital vem trilhando um caminho de pioneirismo, inovação e excelência no acolhimento, tratamento e recuperação de pacientes com transtornos mentais e dependência química.

“O HPM construiu uma história de dedicação à saúde mental, ao ser humano e à inovação, sendo, por exemplo, o primeiro hospital psiquiátrico a adotar o criar artístico, dentro da terapia ocupacional, como complemento ao tratamento psiquiátrico. E hoje, com muito orgulho, damos mais um passo com a residência”, enfatiza a presidente da instituição filantrópica, Maria Emília Parisotto Mendonça.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá