No dia 14 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Cardiologista, profissional da especialidade médica que cuida do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o coração e a circulação sanguínea. Um levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde mostra que as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo, sendo responsáveis por 7,4 milhões de mortes por ano. Este dado mostra como é importante ficar atento à saúde do coração. Mas, nos últimos anos, a cardiologia avançou muito. Na década de 70, por exemplo, 30% das pessoas com infarto que chegavam ao Hospital, não conseguiam resistir. Atualmente, este número caiu para a faixa de 4%, graças ao avanço nas medicações, procedimentos e exames complementares que avaliam o coração por completo. Entre eles: ressonância, tomografia, ecocardiograma, teste de esforço, monitorização de pressão e eletrocardiograma.

Com foco na prevenção, o cardiologista do Hospital São Vicente, Dr. Rubens Zenóbio Darwich dá dicas sobre a hora certa de procurar um especialista. Se fossemos criar uma faixa etária ideal, seria que homens comecem a visitar um cardiologista aos 35 anos e as mulheres, aos 40. O mais importante é buscar conhecer o histórico de cada pessoa e assim definir se há risco cardiovascular ou não. Outro fator que deve ser levado em consideração é o histórico familiar. “A idade da primeira visita ao cardiologista deve ser reduzida para 30 anos para homens e 35 para mulheres quando o paciente tem familiares portadores de diabetes, hipertensão, doença coronariana, ou que sofreram morte súbita ou morreram ainda jovens – principalmente se isso se repete com vários membros da mesma família”, explica Dr. Rubens.

Mas é importante sempre estar atento aos sinais, e aí sim procurar um cardiologista ou hospital independentemente da idade. Alguns sintomas podem ser indicativos de que algo está errado com o coração: Cansaço e falta de ar ao realizar algum esforço que não apresentava antes; Dores no peito – tipo um aperto espalhado que irradia para o braço esquerdo, para a mandíbula e para o pescoço – independente da intensidade que pode ser forte ou fraca, o que importa é a característica dos sintomas, que podem significar que alguma artéria pode estar com obstrução. Principalmente se os sintomas aparecerem com uma duração que passe dos 20 minutos, é importante procurar um Pronto Atendimento.

Maus hábitos como tabagismo, má alimentação e sedentarismo também são fatores que tornam necessária a visita a um cardiologista, pois podem ser negativos à saúde do coração.“Normalmente a doença é assintomática, por isso a importância das campanhas de verificação de pressão arterial. Vale lembrar que para controlar a pressão, algumas dicas são importantes: reduza o consumo de sal; faça exercícios físicos regularmente; não fume e evite o consumo excessivo de álcool; cuide de sua qualidade de vida, evitando o estresse; e faça consultas com seu cardiologista, principalmente no caso de histórico familiar da doença”, afirma.

Fonte: Assessoria de imprensa Hospital São Vicente