Com 32 especialidades que atendem pacientes de média e alta complexidade, o Hospital Pequeno Príncipe tem no Setor de Ortopedia um equipamento que modificou a forma de os especialistas fazerem as cirurgias. “A Advanced Table é uma mesa que auxilia nos procedimentos com os quais lidamos no Pequeno Príncipe. É característica da nossa equipe lidar com deformidades de coluna que são bem complexas. Por isso, é muito difícil que se consiga posicionar o paciente de forma adequada, o que a mesa permite”, explica o ortopedista Carlos Aguiar, do Hospital Pequeno Príncipe.

“Só ao colocar o paciente na mesa, para fazer a cirurgia, já faz uma correção parcial na coluna. Além disso, há menos sangramento e lesões de pele num menor tempo cirúrgico. Outro ponto importante é o internamento do paciente, que tem uma recuperação mais rápida, já que a cirurgia traz menos problemas para o pós-operatório”, destaca Aguiar. E foi isso que a família da Isadora percebeu quando a menina, de 12 anos, precisou passar por uma cirurgia para corrigir uma escoliose que estava com 55 graus de curvatura. “A Isa passou pelo procedimento na sexta e no domingo já estava caminhando e sem morfina. Teve alta em menos de uma semana e começou a fazer fisioterapia 25 dias depois da cirurgia”, conta André Luiz Affonso da Costa, pai da paciente.

Desde o início do uso, cerca de 120 crianças e adolescentes já passaram por cirurgias ortopédicas na mesa. O Hospital Pequeno Príncipe é o segundo no Brasil a contar com essa tecnologia. “Outro ponto é a precisão para colocação de parafusos na coluna dos pacientes. Por causa da mesa, conseguimos imagens que não são possíveis em mesas comuns. Também há diminuição no tempo deste procedimento, entre outros benefícios”, descreve o especialista.

“Agora, a Isadora já não tem muitas limitações; ela se adaptou ao que pode ou não fazer. Tudo isso pouco mais de um mês de fazer a cirurgia”, diz o pai da menina. “A mesa traz benefícios para nós, profissionais, mas é inegável como isso também melhora todo o processo para o paciente”, conclui Aguiar.

 

Sobre o Pequeno Príncipe

É o maior hospital exclusivamente pediátrico do país. Atende em 32 especialidades e somente em 2020 foram mais de 150 mil internamentos, 12 mil cirurgias, 31 transplantes de órgãos e 61 de medula óssea. O Pequeno Príncipe conta com 2.963 colaboradores, entre eles são mais de 400 médicos e 897 enfermeiros/técnicos e auxiliares em enfermagem.

Referência nacional, o Serviço de Ortopedia do Hospital Pequeno Príncipe está entre os maiores serviços de Ortopedia Pediátrica do Brasil. A especialidade conta com 15 cirurgiões, todos com formação no exterior. Somente os procedimentos de alta complexidade na coluna somam, em média, 180 por ano.

 

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe