A CMB participou, nesta terça-feira (22), da reunião entre o Grupo de Trabalho (GT) dos Hospitais Filantrópicos de Ensino e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Paulo Monteiro Vieira Braga Barone. Durante o encontro, a CMB e o GT apresentaram os pleitos dos hospitais, entre eles, a integralidade do custeio das bolsas de residência médica e a inclusão da gestão hospitalar como matéria obrigatória em todos os cursos de medicina.

Segundo o coordenador do GT, Eduardo Queiroz, uma das reivindicações apresentadas foi a criação de uma agenda conjunta entre a Secretaria de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde; e a Secretaria de Ensino Superior, do Ministério da Educação, para discutir propostas para melhoria dos Hospitais de Ensino. Queiroz, que também é vice-presidente da Associação Brasileira de Hospitais e de Ensino (Abrahue) e superintendente da Santa Casa da Bahia, ressaltou a necessidade da criação de alternativas de linha de investimentos que também alcancem os hospitais filantrópicos.

Constaram da pauta, ainda, a base de remuneração das preceptorias integradas à bolsa de residência médica, a flexibilização para que as instituições sejam provedoras e certificadoras de cursos lato sensu em saúde, e a integração e participação do GT/CMB nas discussões do Ministério da Educação.

O secretário Paulo Barone informou que vai retomar as comissões interministeriais para tratar as questões do ensino público e privado em todas as esferas de governo, e convidou os filantrópicos para participarem dos colegiados.

A CMB informa que já solicitou audiência com o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, para reforçar os pleitos.

Grupo de Trabalho dos Hospitais Filantrópicos e de Ensino

O GT dos Hospitais de Ensino é fruto do I Seminário Nacional dos Hospitais Filantrópicos de Ensino, realizado pela Federação do Rio Grande do Sul, em outubro, quando foi desenvolvida a pauta de reivindicações do segmento. O pleito já foi encaminhado ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Educação.

Fonte: CMB