O Paraná levou ao Ministério da Saúde uma série de demandas no enfrentamento da Covid-19, incluindo ajuda no fornecimento de medicamentos para o tratamento da Covid-19. O ministro interino da pasta, Eduardo Pazuello, se encontrou com o governador Ratinho Junior nesta quinta-feira (23), em Curitiba (PR).

O ministro interino se comprometeu a enviar para o Paraná medicamentos anestésicos para intubação dos pacientes em tratamento intensivo por causa da Covid-19. No dia anterior, em uma entrevista para a imprensa, o secretário de Estado da Sáude, Beto Preto, afirmou que os estoques desses insumos durariam poucos dias no estado em função da demanda.

Pazuello também garantiu que o Ministério da Saúde trabalha para liberar os medicamentos para tratamento da Covid-19 aos estados em diversas frentes: cotação internacional por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), procedimento licitatório para Ata de Registro de Preços, e solicitação junto às indústrias farmacêuticas para informar excedentes na produção. “Estamos com instabilidade no mercado de medicamentos. Houve aumento na demanda e nos preços, mas estamos comprando no exterior e atendendo os lugares que mais precisam. Na semana que vem teremos as atas liberadas para comprar”, disse Pazuello.

Além disso, Pazuello assegurou a renovação da habilitação de 438 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 35 leitos de UTI pediátrica que estão sendo utilizados pelos hospitais paranaenses em todas as regiões. Outro compromisso é atender, nos próximos meses, um pedido de habilitação de mais 303 leitos de tratamento avançado. “E em relação aos leitos requeridos pelo estado, vamos renovar aqueles já habilitados, isso já está pactuado, e habilitar aqueles solicitados. Temos recursos para isso, é uma estratégia para ter uma segurança no atendimento”, pontuou o ministro interino.

No encontro, o governo do Paraná também solicitou mais 150 ventiladores e 150 monitores para ampliar o atendimento nos hospitais públicos, privados e filantrópicos que fazem parte da estratégia de enfrentamento contra a Covid-19, e a contratação de mais 217 médicos para municípios paranaenses a partir das vagas remanescentes do edital de seleção do programa Mais Médicos.

O ministro interino Eduardo Pazuello disse que as medidas adotadas no Paraná estão amparadas por critérios técnicos e mantiveram o estado dentro de uma evolução controlada, apesar do crescimento de casos e mortes nas últimas semanas. “O objetivo principal dessa visita foi trocar informações relevantes sobre esse enfrentamento e ajudar os estados. Quando vemos um estado unido como o Paraná é um diferencial, nos deixa esperançosos em relação ao futuro desse enfrentamento”, afirmou o ministro. Ele aproveitou a passagem pelo estado para se solidarizar com as famílias dos paranaenses que perderam a vida e rendeu homenagens aos profissionais da saúde que estão se expondo todos os dias.

Fonte: Saúde Debate, com informações da AEN