O Conselho de Administração da CMB recebeu o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o secretário de Atenção Saúde (SAS/MS), Francisco de Assis Figueiredo, para um almoço, em Brasília. Na oportunidade, a Confederação agradeceu o apoio do governo ao Setor, mas também ressaltou a necessidade de planejar uma solução para o financiamento da Média e Alta Complexidade. O deputado Antonio Brito também participou do encontro.

O ministro Ricardo Barros agradeceu o convite, enaltecendo as santas casas e hospitais sem fins lucrativos como bons parceiros do SUS e complementares na assistência à população. Barros reconheceu a necessidade em repensar o financiamento da Saúde. “Estamos levantando dados para construir uma rede de informação e, assim, propor novos modelos de remuneração. Estamos descobrindo que os recursos da Saúde eram muito mal aplicados, mas estamos animados com os resultados que podemos produzir”, disse o ministro.

Quanto à crise financeira e econômica do País, Barros afirmou que a situação ainda vai demorar para melhorar. De acordo com ele, a expectativa é de que a arrecadação não volte ao seu patamar normal no próximo ano e, portanto, é preciso estar preparado. “Preparem-se para a inadimplência. Essa preparação pode poupá-los de surpresas”, disse o ministro, explicando, ainda, que o Ministério da Saúde está revisando todos os processos em tramitação na pasta e, a partir do cruzamento de informações, vão credenciar novos serviços que já estão sendo realizados, mas que ainda não estão recebendo por eles. O ministro disse também que há a pretensão em consolidar o modelo de gestão adotado, em que os players da Saúde são ouvidos para, assim, construir o caminho. “Escolhi priorizar as Santas Casas porque reconheço o voluntariado que desenvolvem e sua missão de servir”, afirmou.

Fonte: CMB