O encerramento do 30° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias, nesta quinta-feira (25), teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do secretário-executivo da Pasta, Bruno Silva Dalcolmo e da secretária de Atenção Especializada da Saúde (SAES), Maira Batista Botelho. Os representantes do Ministério foram recepcionados pelo presidente da CMB, Mirocles Véras e pelo presidente da Confederação Internacional das Misericórdias (CIM), Manuel Augusto Lopes de Lemos.

Queiroga salientou que as instituições filantrópicas “não precisam de favor, precisam de remuneração justa e mudança no modelo (de remuneração) para que haja concorrência e entrega de qualidade ao cidadão brasileiro. Temos que valorizar quem entrega ao sistema de saúde”, disse. “Peço o apoio de vocês para construirmos um sistema de saúde que seja efetivamente sustentável e o direito a saúde concretizado”, completou.

Em sua fala, Véras lembrou que a CMB no último ano não mediu esforços para ser presente e atuante em todos os entraves e dificuldades das Santas Casas e hospitais filantrópicos. “Não apenas em representatividade, mas também em busca de soluções, parceiros e a cada pedra no caminho, estávamos lá, ouvindo, negociando, buscando diálogo, defendendo o interesse da população e a sustentabilidade das instituições”, falou. “Agradeço a presença do Ministro da Saúde e aproveito para agradecer a sala de atendimento do Ministério da Saúde que tivemos aqui durante o dia todo de ontem, com intensa participação dos hospitais. Obrigada a todos que aqui estiveram e que tenha sido uma experiência enriquecedora para todos”, finalizou.

 

Contribuição do setor filantrópico na construção de soluções para a saúde pública é penúltima atividade do Congresso CMB

Neste último dia do 30° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias, realizado pela CMB (Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas), o presidente da CMB, Mirocles Véras, modera painel com importante tema, que trata sobre a contribuição do setor filantrópico na construção de soluções para a saúde pública.

O debate é acompanhado pelo presidente do Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass), Nésio Fernandes de Medeiros Junior, e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Willames Freire.

Na ocasião, foram apresentados dados que comprovam a importância do setor filantrópico com ação através do SUS, para garantia do acesso à saúde ao povo brasileiro.

O presidente do Conass compartilhou plano para o setor da saúde, proposto aos presidenciáveis, voltado especialmente para o estado do Espírito Santo.

Os palestrantes também deixaram uma mensagem de perseverança ao setor. O presidente da CMB defendeu a importância de evoluir as ideias apresentadas e comentou sobre a importância do Conass e Conasems para as Santas Casas.

Ao fim das apresentações, a plateia interagiu com comentários sobre as questões tratadas.

Alckmin defende secretaria especial no Ministério da Saúde para os filantrópicos

Painel Internacional compartilha dicas de gestão financeira

Em mais um painel internacional do 30° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, palestrantes compartilharam experiências que incentivam a sustentabilidade das instituições filantrópica. Falaram sobre o tema o diretor do Instituto de Educação, Pesquisa e Inovação da Santa Casa de São Paulo (ISANTACASA), Paulo Carrara; o tesoureiro do Secretariado Nacional da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), José Antônio Rabaça, além do presidente da Federação do Espírito Santo, Fabrício Gaeede, que participou como moderador.

Durante a palestra, foi ressaltado como uma boa gestão faz toda a diferença para resultados mais sustentáveis. Os palestrantes ainda partilharam dicas e vivências sobre gestão financeira voltadas aos administradores dos hospitais. O momento também contou com a interação dos congressistas, que aproveitaram a ocasião para tirarem dúvidas a respeito da questão.

Após as apresentações, todos os palestrantes do Congresso são agraciados com um kit da CMB e certificado, em agradecimento pela valiosa contribuição com os ricos conteúdos compartilhados.

Diretoria da Confederação Internacional das Misericórdias

Durante o 30° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos e 13º Congresso Internacional das Misericórdias, foi eleita a Diretoria da Confederação Internacional das Misericórdias – 2022/2025, sendo composto também por diversos representantes do setor filantrópico brasileiro.

Fonte: CMB