O ministro da Saúde, Ricardo Barros, visitou na manhã de segunda-feira, 25, as instalações do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. A unidade realiza cerca de 11 mil atendimentos diários e é referência no Paraná e no país. 

Acompanhado do reitor da Universidade, Zaki Akel Sobrinho, e diretores do hospital, o ministro conheceu alas como as de transplante de medula óssea, clínica pediátrica e serviço de transplante hepático, além de receber informações administrativas e de atividades da unidade. O Hospital de Clínicas beneficia cerca de 3,49 milhões de habitantes da 2ª Região de Saúde do Paraná, composta por 29 municípios, e foi o primeiro da América do Sul a realizar transplante de medula de não-aparentado, em 1979.

“O HC é modelo em diversas áreas do Sistema Único de Saúde (SUS). As boas práticas adotadas aqui podem ajudar a orientar nossa busca pela excelência no serviço público”, afirmou o ministro.

Para o reitor Zaki Akel Sobrinho, é preciso investir ainda mais no fortalecimento da estrutura. “Há uma grande expectativa em receber o apoio necessário do ministério. Nosso grande problema é desabastecimento, e por esse motivo ainda esperamos ampliar as condições para aquisição de equipamentos e de suprimentos para o hospital”, disse.

O Hospital de Clínicas da UFPR possui 609 leitos SUS e neste ano já recebeu do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) – desenvolvido e financiado em parceria com o Ministério da Educação -, R$ 9,23 milhões. Em incentivos, a unidade recebe R$ 6,7 milhões anuais.

Segundo o ministro, as instituições também precisam de planejamento estratégico junto aos governos locais. “Precisamos credenciar os serviços necessários para a região e conciliar a gestão com as necessidades da população, otimizando assim os recursos”.

REUNIÕES – No fim da manhã, o ministro recebeu representantes da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Paraná (Fehospar) e da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficientes do Paraná (Femipa).

Ricardo Barros apresentou os pontos que definiu como prioritários, como a melhoria da gestão e do financiamento; a informatização do SUS; o fortalecimento da participação de brasileiros no Mais Médicos; a qualificação dos profissionais e a melhoria da interlocução entre o ministério e os profissionais e entidades representativas do setor.

Os presidentes da Fehospar, Renato Morelli, e da Femipa, Flaviano Feu Ventorim, apresentaram sugestões para melhorar o atendimento à população e aumentar a eficiência

do sistema, além de reivindicações do setor nos temas da legislação trabalhista, terceirização e financiamento, entre outros. O ministro se reuniu também com representantes do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 8ª região (Crefito).

Fonte: Bem Paraná