A Femipa informa com pesar o falecimento de Pedro Agostineti Preto, pai do secretário estadual de saúde do Paraná, médico Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto, nessa quinta-feira (06). Pedro Preto foi vereador de Apucarana e completaria 80 anos em julho. Segundo informações divulgadas pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR), ele vinha lutando há alguns meses com problemas de saúde e estava internado no Hospital da Providência, em Apucarana, onde faleceu.

O corpo está sendo velado na Câmara Municipal de Apucarana e o sepultamento está marcado para 17h30, no Cemitério Cristo Rei. A prefeitura da cidade, que foi administrada nos últimos seis anos por Beto Preto, decretou luto oficial de três dias.

Ainda de acordo com informações do CRM-PR, Pedro Agostineti Preto foi uma vítima da repressão militar. Em 1975, foi preso em casa, de madrugada, com 36 anos de idade, na frente da esposa Maria Tereza e dos filhos Beto Preto, então com 7 anos e meio de idade, e Luciana, com 5 anos. Ainda foram presos por agentes do Dops mais dois de seus amigos. Passou sete meses preso, de forma injusta, como relatou em 2013, durante audiência pública da Comissão da Verdade do Paraná, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana (confira vídeo aqui). Quando foi preso, ele tinha uma imobiliária e cursava Direito em Tupã (SP). Foi absolvido no processo. Era declarado defensor da democracia.

Fonte: CRM-PR