O governador em exercício Darci Piana acompanhou nesta quinta-feira (24), a inauguração da nova Unidade de Queimados do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, de Curitiba. Piana destacou a parceria entre o Governo do Estado e o hospital, que é referência no Paraná no atendimento a pacientes. Recentemente, o hospital recebeu recursos para custear procedimentos de alta complexidade e também conta com repasse o mensal do Estado para atendimentos ambulatoriais e emergenciais pelo SUS.

“A grande preocupação do nosso Governo é o atendimento de toda a população do Paraná. No caso específico de queimados aqui do Hospital Evangélico, o Estado aplicou recursos para a melhoria dos valores destinados aos leitos, que estavam defasados em função de o Governo Federal não ter atualizado a tabela. Estamos muito felizes com essas melhorias que o Mackenzie está fazendo para atender Curitiba e todo o Paraná”, disse Darci Piana.

O diretor-geral da secretaria estadual da Saúde, Nestor Werneck, reforçou a importância da atuação do hospital no tratamento de pacientes de todas as regiões do Paraná.  “O Hospital Evangélico Mackenzie é, em Curitiba, o maior prestador de atendimentos pelo Sistema Único de Saúde e que tem todas as linhas de cuidado dentro do seu atendimento. Diante disso, não há como o Estado não ter participação na estruturação dessa rede já que ele é peça fundamental aqui na capital, e também referência para outros municípios, principalmente na área de queimados”, enfatizou.

QUEIMADOS – O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie é um dos dois centros habilitados para tratamento de queimados do Paraná – o outro é o Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, vinculado à Universidade Estadual de Londrina.

O Evangélico Mackenzie presta 95% de seus atendimentos pelo SUS. Tradicionalmente instalada no quinto andar da instituição, a ala destinada a pacientes vítimas de queimaduras era uma estrutura antiga e necessitava de melhorias.

A revitalização estava prevista para 2020, entretanto, a pandemia de Covid-19 exigiu mudanças no planejamento. Agora, com a revitalização concluída, a unidade vai contar com Centro Cirúrgico revitalizado e 23 leitos exclusivos, dos quais 10 serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Haverá também estruturas de apoio, como depósito de material de limpeza, área de enfermagem e de prescrição médica respeitando as especificações exigidas pelas normas da vigilância sanitária. “Nós só pudemos fazer essa revitalização por conta dessa parceria com a prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado. E vamos permanecer com ela para continuar fazendo as melhorias necessárias”, afirmou o presidente do Hospital, Milton Flávio Moura.

REPASSES – O Hospital Universitário Evangélico Mackenzie recebeu do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, R$ 600 mil para custeio de procedimentos relacionados ao tratamento de queimados.

O recurso faz parte de um repasse de R$ 1 milhão, autorizado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior no início deste mês, para apoiar os municípios de gestão plena no pagamento de procedimentos ambulatoriais e hospitalares de alta complexidade. Historicamente esses procedimentos extrapolam o teto estabelecido pelo Ministério da Saúde, o que gera a necessidade de investimentos próprios das instituições para manutenção dos serviços.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito Eduardo Pimentel; os deputados estaduais Hussein Bakri, Gilson de Souza, Michele Caputo e Maria Victoria; a secretária municipal de Saúde, Márcia Huçulak; o presidente da Cohab, José Lupion; o diretor de gestão da Secretaria estadual da Saúde, Vinicius Filipak; o presidente do Conselho de Curadores do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Reverendo Juarez Marcondes Filho; o diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Luiz Roberto Martins Rocha; o diretor-geral do hospital, Rogério Kampa; os diretores da Medsul, Romildo Ferreira e Celso Valente; da Unimed, Rached Hajar Traya; do ICS, Tiago Waterkemper e o diretor Administrativo, Elcio Casagrande; e os vereadores Pier Petruzziello, Sidnei Toaldo, Leonidas Dias, Serginho do Posto e Marcelo Fachinello.

Fonte: Sesa