Deputados da Frente Parlamentar do Coronavírus da Assembleia Legislativa do Paraná enviaram nesta quarta-feira (9 de setembro) expediente ao superintendente estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, solicitando a adesão das universidades estaduais ao programa Mais Médicos. Na avaliação dos deputados, isto poderá acelerar a revalidação dos diplomas de profissionais de saúde formados no exterior.

“A atuação dos profissionais médicos formados no exterior é imprescindível neste momento de pandemia. No Paraná são cerca de 200 médicos precisando de revalidação para auxiliar no combate à Covid-19, principalmente no interior do estado, onde atrai menos profissionais formados no Brasil”, disse o deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da frente.

No expediente, os deputados apontam, que desde a aprovação do programa Mais Médicos, o profissional formado no exterior já pode atuar numa jornada de 36 horas semanais enquanto realiza a pós-graduação em Atenção Primária à Saúde, curso que dura três anos. Após esse período, se aprovado no curso, o seu diploma será revalidado.

“No Paraná, apenas a Universidade Federal do Paraná (UFPR) aderiu o programa e pode certificar a pós-graduação. Precisamos que as universidades estaduais também sejam capazes de revalidarem o diploma desses profissionais, tão necessários neste momento.” explicou Michele Caputo.

O expediente é resultado das discussões levadas pela frente parlamentar e que visam adotar medidas concretas de enfrentamento a pandemia, seja pelo viés sanitário, econômico ou social, nas três esferas de poder estadual. “Pedimos apoio do estado para o projeto de lei que determina a revalidação de diplomas do Paraná nos moldes do Programa Mais Médicos”, reafirmou Michele Caputo.

Fonte: Saúde Debate, com informações da assessoria