No última sexta-feira (11), a diretoria da CMB se reuniu com a nova secretária de Atenção Especializada da Saúde (SAES), Maira Batista Botelho, além da diretora do DCEBAS/SAES, Adriana Lustosa. Na ocasião, o presidente da CMB, Mirocles Verás, retomou série de pontos que vinham sendo pautados com secretários anteriores, entre eles a necessidade de voltar a discutir as alternativas e possibilidades de mudanças no sistema de financiamento do SUS; a discussão de propostas de incentivos para retomada do setor filantrópico; o reajuste das diárias de UTI; o projeto de cirurgias eletivas para 2022 e os recursos disponíveis para isso.

A secretária sinalizou a abertura de oportunidade de mutirão de cirurgias eletivas em ortopedia, ginecologia, entre outras especialidades.
Foi discutida também a portaria que trata dos insumos da cardiologia, no qual a secretária retornou que os recursos que impactaram a portaria, na ordem de R$ 300 milhões, estão sendo trabalhados para serem repasados mediante o cumprimento de alguns indicadores a serem trabalhados pelos hospitais.

A CMB reforçou a importância da participação da SAES e do Ministério da Saúde no Congresso CMB 2022 e posicionou que a Confederação continua atuando fortemente para a liberação dos recursos emergenciais, no valor de R$ 2 bilhões, contando com o apoio da SAES no pleito.

“A secretária acolheu a CMB de maneira muito especial e se colocou à disposição para ouvir as nossas contribuições naquilo que podemos evoluir com relação ao financiamento do SUS. Ela também nos adiantou algumas novidades acerca de recursos para investimentos e habilitação de serviços na área de terapia renal substitutiva”, contou Véras.

A secretária também confirmou que as cirurgias de ortopedia, especialmente de quadril e joelho, serão trabalhadas nesta nova proposta para as cirurgias eletivas em 2022.

“Foi uma conversa muito produtiva para que, juntos, possamos evoluir nas ações para aquilo que é a base do atendimento a saúde no SUS: os hospitais filantrópicos”, concluiu Véras.

Fonte: CMB