O efeito da nova variante do coronavírus sobre a vacina contra Covid-19 fez com que a Pfizer anunciasse um teste sobre a aplicação de uma terceira dose de sua vacina. O objetivo é entender como funciona a reação imunológica diante as novas variantes do coronavírus. Um comunicado, em conjunto com a Biontech, foi divulgado nesta quinta-feira (25 de fevereiro).

Segundo as empresas, a atual vacina contra Covid-19 funciona contra as variantes identificadas na África do Sul e no Reino Unido, além de outros países. Mas estudos vão permitir que as próprias fabricantes estejam preparadas para as novas cepas e a possibilidade de ofertar mais proteção, ainda mais que a taxa de mutação do atual vírus está mais alta do que o esperado.

Por isso, será realizado esse estudo para a aplicação de uma terceira dose. Na primeira fase do teste, a terceira dose de 30 microgramas será aplicada em até 144 pessoas que já foram imunizadas, em um período de seis a dose meses atrás. Esse estudo mediria a reação de anticorpos em quem recebeu a terceira dose e analisaria se foi possível neutralizar as novas variantes. Outro objetivo é verificar a segurança para uma terceira dose da vacina contra Covid-19. Esse novo teste deve ser realizado principalmente nos Estados Unidos.

A Pfizer também comunicou que existem conversas com autoridades reguladoras sobre testar uma vacina contra Covid-19, especificamente para proteger contra as variantes. Uma vacina reconfigurada também seria testada, inclusive como possibilidade de dose de reforço em quem já foi imunizado ou para pessoas que ainda aguardam uma dose. A empresa considera que há uma chance razoável de haver reforços constantes na vacina contra Covid-19, com mudança de linhagem em determinados períodos.

* Com informações do UOL

Fonte: Saúde Debate