Segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, o câncer de próstata fica atrás apenas do câncer de pele (não-melanoma). Em valores absolutos, e considerando ambos os sexos, é o segundo tipo mais frequente, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mas o fato de ser considerado um “câncer da terceira idade”, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, não impede casos desse tipo de doença em homens de todas as idades.

“A Campanha do Novembro Azul existe para conscientizar os homens da necessidade de cuidarem da sua saúde e prevenir doenças, com foco na prevenção do câncer de próstata. Nós insistimos na conscientização de que pacientes a partir dos 50 anos (ou antes, se necessário ou conforme os fatores de risco) venham ao urologista cuidar de sua saúde. Na urologia, o câncer de próstata é o mais frequente. Os outros tumores comuns são os de rim, bexiga e testículo, que inclusive tem o seu mês de conscientização, em abril”, alerta o médico urologista Daniel Carara, do Hospital Angelina Caron (HAC).

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno em forma de maçã, situado abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada, e produz parte do sêmen, líquido liberado durante o ato sexual, que contém os espermatozoides. Apesar de ser o mais frequente entre os homens (exceto pele não-melanoma), o câncer de próstata é assintomático na maioria dos casos. “A doença só causa sintomas quando já está em fase avançada. A maior importância do Novembro Azul é divulgar essas informações, para chamar os pacientes a se prevenirem.”

Urologia

O Hospital Angelina Caron oferece atendimento que possibilita o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com distúrbios urológicos que envolvem o trato urinário, masculino e feminino, e do sistema reprodutor masculino. Profissionais capacitados oferecem acompanhamento em situações não-cirúrgicas, como no caso de infecções no trato urinário, e em situações cirúrgicas, como correções de anomalias e tratamentos cirúrgicos de câncer. Aliando estrutura, tecnologia de ponta e equipe qualificada, o HAC oferece atendimento humanizado e diagnóstico preciso. Agende sua consulta pela central: (41) 3679-8100.

Sobre o Hospital Angelina Caron

Hospital Angelina Caron tem como missão atender plenamente os seus mais diversos públicos, de forma igualitária, humanizada e integral. Localizada ao lado de Curitiba, em Campina Grande do Sul, a instituição é um centro médico-hospitalar de referência no Sul do Brasil. Tem como pilares os mais rigorosos princípios éticos e o compromisso social, além de 38 anos de tradição para oferecer a melhor promoção em saúde e possibilitar a retomada da qualidade de vida. O HAC realiza mais de 400 mil atendimentos por ano em pacientes de todo o país, incluindo particulares e por convênios, sendo um dos maiores parceiros do SUS no Estado. Com investimentos frequentes em tecnologia e equipamentos de última geração, o hospital atua em todas as vertentes da medicina, conta com Serviço de Transplantes de Órgãos reconhecido internacionalmente e é um centro tradicional de fomento ao ensino e à pesquisa.

Fonte: Hospital Angelina Caron