Referência em esterilização no Estado, a Central de Materiais e Esterilização (CME) do Hospital Nossa Senhora das Graças acaba de receber um reforço. Adquiriu mais um Esterilizador Sterrad 100l Sterrad 100l – com capacidade de 100 litros e ciclo de esterilização de 55 minutos – equipamento de alta tecnologia, desenvolvido pela Johnson & Johnson, que proporciona mais rapidez, economia e benefício ao meio ambiente.

Devido à moderna tecnologia, não utiliza água nos processos de esterilização, também não libera detritos e consome apenas 6% da energia elétrica em relação às autoclaves tradicionais (equipamentos para esterilização a vapor). O HNSG conta também com o Sterrad 30l, de ciclo de 28 minutos, e, juntos, os dois equipamentos geram uma economia de mais de um milhão de litros de água e 73 mil quilowatts de energia elétrica.

Atualmente, o sistema Sterrad é a técnica mais eficiente para esterilização a baixa temperatura. “Nossa principal característica é a segurança nos procedimentos realizados, que não só garantem a tranquilidade aos médicos e clientes, como colocam a instituição em posição de referência no Estado”, enfatiza a diretora de Enfermagem, Luciane Zanetti.

O HNSG foi o primeiro hospital de Curitiba a possuir o Sterrad, que esteriliza instrumentos médico-hospitalares com o uso combinado de peróxido de hidrogênio e plasma. Por ser referência no uso dessa tecnologia, o Hospital é frequentemente visitado por médicos de instituições do Paraná e de outros Estados interessados nesse know-how. O Hospital Nossa Senhora das Graças também possui a Certificação Selo Verde, do Instituto Mais pelo uso dos aparelhos de esterilização Sterrad 30l e 100l, por terem tecnologia ecologicamente responsável.

CME

A Central de Materiais e Esterilização (CME) é responsável por prestar apoio técnico e logístico aos diversos serviços do HNSG, que fazem o uso de materiais esterilizados e desinfectados.

Fonte: Assessoria de Comunicação