Como parte das comemorações dos 60 anos da instituição – completados hoje – o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie inaugura às 16h30 de hoje seu novo pronto-socorro. O novo espaço terá 1.200 m2, mais que o dobro do atual, que tem cerca de 450 m2. O aumento do tamanho também representa um acréscimo de leitos. Ao todo serão 42, sendo 20 de observação, 16 de médio risco, quatro de alto risco e dois de isolamento, além de sete consultórios, quatro salas de medicação e inalação, uma sala de classificação de risco e outra de gesso.

Com as novas instalações, a direção do hospital estima um aumento de 20% na capacidade de atendimento. Atualmente a média mensal de atendimentos de urgência e emergência é de 7 mil. Ou seja, poderá fazer mais 1,4 mil atendimentos.

O espaço segue anexo ao hospital na Alameda Augusto Stellfeld, ao lado da Praça Alfredo Andersen, recebendo demanda espontânea e referenciada do município de Curitiba, além de 50% das urgências e emergências da região metropolitana.

Segundo o Evangélico Mackenzie, o novo pronto-socorro será integrado ao “Projeto Lean” do Ministério da Saúde, que com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo busca organizar fluxos internos para otimizar recursos, espaços e insumos. O objetivo é reduzir em até 45% o tempo do paciente nas unidades de emergência.

“Chegar a Curitiba com a missão de reestruturar e fortalecer o hospital envolveu o investimento de um grande volume de recursos, fato que demonstra à sociedade curitibana, paranaense e brasileira a importância que atribuímos ao local e ao conjunto de responsabilidades associadas à prestação de serviços de saúde”, disse o diretor de Saúde do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Luiz Roberto Rocha.

Após vários anos de crise, incluindo os últimos quatro anos sob intervenção judicial, com direito a greves e fechamento do pronto-socorro, o hospital está sob administração do Mackenzie desde 2 de janeiro. A instituição foi arrematada por R$ 215 milhões em setembro do ano passado.

Fonte: Metro Curitiba