A secretária da Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, fez nesta quinta-feira (25 de março) uma publicação em suas redes sociais em prol da ciência, num momento em que a capital paranaense assiste o discurso de tratamento precoce contra a Covid-19 ganhar força entre empresários, políticos e até mesmo médicos em Curitiba.

A postagem, feita no Facebook, traz a imagem do “Zé Gotinha”, símbolo da vacinação no Brasil, segurando uma placa com os dizeres “o único tratamento precoce contra a Covid-19 é a vacina”.

Além disso, Huçulak ainda fez questão de incluir uma citação atribuída a Carl Sagan. “Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar”.

‘Está sendo um enorme sucesso!’, ironiza infectologista sobre a campanha de tratamento precoce

Ontem, o infectologista Mauro Tamessawa já havia feito uma publicação forte sobre o assunto, quando escreveu, ironicamente, que “a campanha para o tratamento precoce de Curitiba está sendo um enorme sucesso!”

Segundo o médico, que atua na linha de frente no enfrentamento à pandemia em Curitiba, em instituições como o Hospital Cruz Vermelha e o Hospital Evangélico Mackenzie, nos últimos dias tem se registrado um aumento significativo de pessoas internando que estão fazendo o chamado “tratamento precoce” para Covid (com medicamentos como cloroquina, ivermectina, annita e azitromicina).

A adesão aos tratamentos “milagrosos”, comenta ainda o Dr. Tamessawa, reflete as campanhas em mídias sociais e outdoors, aliado ainda ao desespero de a pessoa ficar doente e não ter vaga no hospital.

“Fico com pena dos meus pacientes que foram enganados e abandonados por seus médicos que receitam o kit covid e quando complicam, largam na mão de outro e depois falam que nenhum paciente que ele acompanha interna ou morre! MENTIROSOS!”, desabafa o profissional.

Ainda segundo o Dr. Tamessawa, no hospital o que se vê são dezenas de pacientes desiludidos morrendo. “Quem tem q segurar na mão desses doentes antes de morrer não são os salvadores da nação! São os médicos que estão se ferrando, escolhendo quem deve receber os melhores equipamentos e tratamentos pq não tem para todos…. Escolha de Sofia todo dia desde que piorou a pandemia, difícil não perder a cabeça com os filhos da P#*% que prometem uma solução milagrosa! Se fosse fácil assim, por que diabos tenho que sofrer todo dia com decisões horríveis??”

Fonte: Bem Paraná