Exemplo de planejamento estratégico institucional, o Observatório COVID-19 do Pequeno Príncipe está se destacando como uma prática de sucesso. A iniciativa foi um dos pontos fortes da avaliação remota para a manutenção do Nível 3 da Acreditação ONA, no início de junho.

O Observatório é um registro de dados e informações relacionados ao enfrentamento da COVID-19 no maior hospital pediátrico do Brasil. O propósito é reunir, em um único ambiente virtual, tudo o que está sendo feito pelas diferentes equipes – tanto as necessidades que surgiram a partir da pandemia como as novas soluções adotadas. Esse material é utilizado para subsidiar as melhores decisões, os planos de ação e os desfechos clínicos, visando a excelência na assistência ao paciente e familiar, bem como na maior proteção e atenção aos profissionais da instituição.

“A ideia surgiu por meio da Diretoria Corporativa, a partir de uma preocupação com ações cada vez mais efetivas e estratégicas, a partir do registro de dados consistentes, para manter a sustentabilidade da missão do Hospital, especialmente neste momento tão delicado. Os demais diretores apoiaram a criação do Observatório que, além de auxiliar nesta pandemia, será um legado institucional para situações futuras semelhantes, com memórias e lições aprendidas disponíveis para as novas gerações”, salienta o diretor corporativo José Álvaro da Silva Carneiro.

Como funciona o Observatório
Em uma ferramenta – com ajustes dinâmicos, conforme o cenário – estão concentradas as informações. Há um painel com os principais indicadores, que pode ser analisado por mês ou acumulado no período. Também há abas para cada área de atuação, que vai desde epidemiologia até suprimentos, além de um drive com documentos importantes, que podem ser acessados por todos os gestores.

Lideranças de setores estratégicos e supervisão das diretorias repassam os dados previamente alinhados para o setor de Projetos, que inclui na tabela, ou eles mesmo fazem a alimentação destes dados. O Comitê Central de Monitoramento da Covid-19 no Hospital realiza leituras e encaminha as ações pertinentes.

Neste mês de agosto está previsto um encontro virtual do Fórum Estratégico para apresentar os resultados do Observatório até o momento. Dentre eles, destaque para a retomada das cirurgias eletivas essenciais, ampliação dos exames, novos protocolos de assistência e mobilização de captação de recursos específicos para o enfrentamento do coronavírus.

“Hoje temos um ‘pote de ouro’ para garimpo das informações relacionadas ao enfrentamento da pandemia. É importante compartilhá-lo para que todos se enriqueçam ao conhecê-lo e utilizá-lo”, finaliza a coordenadora operacional da iniciativa, Thelma Alves de Oliveira.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe