Prestes a completar 13 anos de atividades, a Organização Nacional de Acreditação (ONA) alcançou a marca de 300 certificações válidas em todo o País. O número envolve instituições em 19 estados brasileiros e São Paulo é o que apresenta maior quantidade de serviços de saúde certificados, aparecendo também como o primeiro em quase todos os tipos de organizações acreditadas pelo Sistema Brasileiro de Acreditação SBA/ONA.

No Estado de SP são 69 hospitais, 27 laboratórios, 3 serviços de atenção domiciliar, 3 seviços de nefrologia ou terapia renal substitutiva, 17 serviços de hemoterapia, 28 serviços de ambulatório ou pronto atendimento, 2 serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia ou medicina nuclear, 2 serviços de manipulação, 1 de processamento de roupas para serviços de saúde e 2 programas de saúde e prevenção de riscos.

A Bahia lidera nos serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, com 5 organizações certificadas. Minas Gerais, por sua vez, ocupa o primeiro lugar nas certificaçoes dos serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia ou medicina nuclear, com 6 certificações vigentes e é o segundo estado brasileiro com o maior número de serviços acreditados pelo Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA.

O volume de instituições com certificação vigente é bem maior nos estados do Sudeste (São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro são os três primeiros do ranking), seguidos pela região Sul (com 30 instituições certificadas, somando Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul). No Norte o Estado do Pará se destaca, com 4 hospitais acreditados, 1 laboratório e 1 ambulatório e serviço de pronto atendimento certificados.

Os Estados do Nordeste com serviços acreditados (Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte) somam juntos 21 certificações vigentes, enquanto o Centro-Oeste tem 12 instituições acreditadas pelo SBA/ONA, considerando o Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.

O processo de acreditação SBA/ONA é realizado atualmente através de sete IACs – Instituições Acreditadoras Credenciadas: DNV (Det Norske Veritas); DICQ (Sistema Nacional de Acreditação Ltda); FCAV (Fundação Carlos Alberto Vanzolini); GL (Germanischer Lloyd Certification); IAHCS (Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde); IPASS (Instituto Paranaense de Acreditação de Serviços em Saúde); e IQG (Instituto Qualisa de Gestão).

Fonte: Saúde Web