A ONA (Organização Nacional de Acreditação) está promovendo uma revisão das Normas Orientadoras (NOs) do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA), que servem para definir o conjunto de ações, atividades e regras que regem o SBA-ONA. O processo foi iniciado com uma consulta técnica às Instituições Acreditadoras Credenciadas (IACs) e agora o trabalho é realizado pela equipe técnica da ONA.

Para isso, o grupo de trabalho leva em consideração as observações das IACs, mas também a experiência adquirida pelo SBA nesses 13 anos de atuação, bem como as práticas de processos de avaliação, principalmente em saúde, no Brasil e no mundo.

Segundo a assessora técnica da ONA, Jaqueline Gonçalves, a revisão tem o objetivo de clarear o entendimento das doze normas existentes e refletir a maturidade do Sistema Brasileiro de Acreditação.  Com a revisão, Jaqueline revela que o SBA deve passar a disponibilizar um total de 19 Normas Orientadoras.

Ela conta que algumas normas começaram a incorporar muitos assuntos, a ficaram muito complexas, e o seu entendimento as vezes era dificultado, o que levou a equipe técnica a repensar a atual divisão. Com isso, o trabalho que está sendo realizado se diferencia das outra revisões já realizadas, pois possui um enfoque também de reestruturação.

O processo de revisão das normas, no entanto, faz parte do desenvolvimento e atualização do Sistema Brasileiro de Acreditação e pode ocorrer a qualquer momento. Entre as doze normas atuais, existem algumas que já estão na sua sexta revisão.

Fonte: Saúde Web