Promover a melhoria dos serviços de saúde no Brasil é o objetivo principal da ONA(Organização Nacional de Acreditação). Com o intuito de potencializar esse propósito e ampliar ainda mais o escopo de atuação, a Organização incluiu três novos serviços para avaliação em seu manual: medicina hiperbárica; oncológicos e serviços de hemodinâmica e medicina intervencionista.

Foram criadas Normas Acreditadoras-NAs específicas para cada um deles que foram incluídas durante a revisão do Manual de OPSS (Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde) versão 2018.

Ter uma NA específica para os serviços ajuda as organizações a se identificarem melhor durante o processo, de acordo com Andrea Righi, gerente de certificação da ONA.

“Cerca de 70% dos serviços de ambulatórios acreditados hoje são oncológicos.

Dessa forma, por conta da alta demanda e por conterem grandes especificidades, identificamos a necessidade de elaborar uma NA específica para ele”, explica.

Essas Normas vão permitir uma avaliação focada em detalhes dos serviços contribuindo para melhoria da qualidade e segurança do paciente, de acordo com o infectologista José Ribamar Branco.

“Tanto os serviços de medicina hiperbárica que estão dentro de hospitais como aqueles que estão fora terão oportunidade de buscar a excelência com este instrumento”, afirma.

Os serviços de Hemodinâmica e Medicina Intervencionista geralmente por funcionarem como terceiros não recebem a atenção devida no processo de Acreditação, de acordo com o cardiologista Hélio Castello.

“Uma certificação específica abrange alguns pontos característicos do setor, que são creditados pelas Sociedades Nacional e Internacional, como fundamentais para a segurança do paciente e, principalmente, para se obter melhores resultados clínicos com custo-efetividade”, explica.

Serviços Oncológicos

Serviço de assistência à saúde voltado ao atendimento de pacientes oncológicos, incluindo as formas de tratamento do câncer como cirurgia, radioterapia e quimioterapia, usadas em conjunto no tratamento das neoplasias malignas, variando apenas quanto à importância de cada uma e a ordem de sua indicação.

Serviços de Medicina Hiperbárica

Serviço terapêutico que utiliza oxigênio puro em ambiente fechado e pressurizado. Para fins de acreditação, um Serviço de Medicina Hiperbárica deve ser uma entidade jurídica legalmente constituída, devidamente cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Serviços de Hemodinâmica e Medicina Intervencionista

Serviços de diagnóstico e terapêutica que utilizam técnicas invasivas para intervenções endovasculares, cardiológicas, neurológicas e vasculares periféricas.

Para fins de acreditação, um Serviço de Medicina Intervencionista deve ser uma entidade jurídica legalmente constituída, devidamente cadastrada no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), de caráter público ou privado, com ou sem fins lucrativos.

Fonte: Healthcare Management