A assessora executiva da Fundação Amaral Carvalho, Shirley Batista compartilhou sua experiência na captação de recursos para instituições privadas sem fins lucrativos através de emendas parlamentares na palestra de fechamento do IV Seminário. Desde 2003 o hospital nunca ficou sem esse tipo de recursos, sendo que em 2010 foram arrecadados R$ 8 milhões.

“Existe muito recurso disponível, o importante é saber captar, elaborando um projeto bem fundamentado, no qual a experiência da instituição e a qualificação da equipe são diferenciais positivos”, esclarece. “Conhecer bem o processo e todos os trâmites necessários é fundamental para assegurar que a instituição, mesmo que na primeira tentativa não receba o recurso, não perca essa oportunidade por causa de um deslize técnico”, observa.

De acordo com Eloi Zanetti, fundador da Fundação O Boticário de Proteção a Natureza e especialista em marketing e comunicação corporativa, as empresas também dispõe de recursos abundantes e estão dispostas a investir em projetos. “A concorrência é grande, uma vez que as empresas recebem propostas referentes à educação, saúde, meio ambiente, esportes”, diz. “O essencial para conseguir destaque é apresentar um projeto bem escrito e detalhado, observar se a causa é pertinente à empresa e fazer um levantamento de custos”, aconselha.

Sustentabilidade

Apagar as luzes quando não estão sendo utilizadas, aproveitamento da iluminação natural, placas solares, paredes claras e sensores de presença são algumas das dicas que o coordenador de Cidadania e Sustentabilidade Empresarial da Copel, Sérgio Luiz Cequinel Filho trouxe ao público como medidas práticas para economia de energia. “Sugiro ainda que os hospitais tenham uma comissão interna de consumo de energia para otimizar essa ação. Não adianta esperar que o governo adote medidas, tem que fazer as coisas acontecerem de baixo para cima também”, diz.

Exemplo em ações sustentáveis, o diretor geral do Hospital Municipal de Araucária, Danilo Oliveira da Silva apresentou medidas que foram implementadas no hospital e o posicionamento sustentável que a instituição adota. “Algumas políticas que podem ser adotadas são a adesão ao pacto global da ONU, adesão ao programa Hospital Amigo do Meio Ambiente e aproveitar as ideias dos colaboradores. No HMA as que tem impacto financeiro geram retorno ao colaborador”, conta. “Existem muitas maneiras de trabalhar a sustentabilidade, como captação da água da chuva e compostagem, mas é importante manter a coerência e direcionar as ações para áreas alinhadas com a empresa”, lembra.