Ouvidoria Geral da Saúde, órgão da Secretaria da Saúde do Paraná, lança hoje mais um canal de comunicação com a população – via WhatsApp. Nesta primeira etapa, o serviço receberá as mensagens de usuários da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, que poderão cadastrar o número (41) 3330 4414  para entrar em contato e solicitar informações sobre medicamentos não padronizados na Farmácia do Estado.

A Ouvidoria já atende  a paranaenses de todas as cidades por meio de outros 4 canais – via web, ligação gratuita, atendimento presencial e carta.

“Ouvir as pessoas, acolher suas opiniões, sejam de sugestão, crítica ou elogio, é fundamental para a realização de uma boa gestão”, disse o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, que é medico e já foi o 1º Ouvidor Geral do SUS, em Brasília, entre 2003/2004.

“Além de aproximar a população da administração pública, os canais são importantes ferramentas de identificação de demandas da população e avaliação de  ações dos gestores. O governo Ratinho Junior reconhece que a participação da sociedade é prioritária e finalizou a implantação das Ouvidorias Municipais em todas as 399 cidades do Paraná”, afirmou o secretário da Saúde, Beto Preto.

Segundo a lei federal 13.460/2017, que dispõe sobre o funcionamento das ouvidorias municipais, o prazo para implantação em todas as cidades do País, vai até julho deste ano, ou seja, o Paraná se antecipou à data e implementou o serviço em todos os municípios. No início de abril atingiu a meta com a instalação da Ouvidoria Municipal de Balsa Nova, na região Metropolitana.

Além das ouvidorias municipais, o governo do Estado também ampliou o serviço em hospitais e unidade próprias, nos Consórcios Intermunicipais de Saúde, nas Regionais de Saúde e Hospitais Contratualizados com a rede SUS. Ao todo, o Paraná tem mais de 500 ouvidorias atendendo  usuários do Sistema Estadual de Saúde.

“As ouvidorias representam as portas abertas das instituições públicas para o cidadão e têm como foco a implantação de melhorias no Sistema de Saúde e a proteção e defesa dos direitos dos usuários de serviços públicos”, explicou o ouvidor geral da SESA, Yohan Garcia de Souza.

WHATS – “O novo canal pelo whats segue uma tendência nacional de agilizar o atendimento ao cidadão e vem ao encontro do objetivo do governador Ratinho Junior e do secretário da Saúde Beto Preto, de inovar levando os serviços perto da população, com mais conforto e rapidez; ”, afirmou o ouvidor geral da Secretaria.

Neste primeiro momento o serviço funcionará como piloto atendendo a usuários da Farmácia Regional, da 2ª Regional de Saúde de Curitiba, sobre dúvidas relacionadas a medicamentos não padronizados. A demanda sobre estes medicamentos registrou no ano de 2018 mais de 3.500 atendimentos presenciais nesta Regional que abrange Curitiba e mais 28 municípios da região metropolitana. “Além possibilitar o acesso ágil ao cidadão, o canal pelo whats vai desafogar atendimento na Ouvidoria da Regional”, complementou o ouvidor geral.
Yohan de Souza alertou ainda que o número para acesso – 41 3330 4414 é fixo, mas está habilitado para receber as mensagens de celulares via WhatsApp.

MANIFESTAÇÕES – No primeiro quadrimestre deste ano, o Sistema informatizado da Ouvidoria Regional de Saúde, registrou 11.976 manifestações, revelando crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2018, que registrou 8.867.

“Nosso objetivo agora é padronizar os processos do sistema de informatização e qualificar mais pessoas para este atendimento” , disse o ouvidor geral da SESA, Yohan Garcia de Souza.

TODOS OS CANAIS – Para entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde os usuários podem acessar: WhatsApp (41) 3330 4414; atendimento pela web no endereço www.saude.pr.gov.br; ligação gratuita pelo numero 0800 644 4414; atendimento presencial, de segunda a sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h, na sede das Ouvidorias de Saúde, e envio de carta para o endereço da Ouvidoria Geral da SESA – rua Piquiri, 170, bairro Rebouças, Curitiba – Paraná, CEP 80230-140.

Fonte: Sesa