O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, declarou nesta sexta-feira (29) que o principal desafio do governo federal é de ampliar o número de médicos disponíveis no Brasil, os serviços de saúde e os investimentos destinados ao setor. A afirmação foi feita durante a abertura do seminário Saúde e Desenvolvimento, realizado no auditório da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O evento também contou com a participação do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, e foi organizado pelos jornais Brasil Econômico e O Dia.

O ministro da Saúde destacou em sua fala os investimentos anunciados esta semana pela presidenta Dilma Rousseff destinada ao PAC dos Equipamentos, que incentivam o crescimento da indústria brasileira por meio de compras governamentais. A ampliação da rede de ambulâncias e dos consultórios móveis de odontologia do SUS foram exemplos utilizados por Alexandre Padilha para salientar o incremento que haverá na indústria nacional.

O PAC dos Equipamentos prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões até o fim do ano. Remédios e equipamentos hospitalares produzidos no Brasil terão preferência nas compras do governo federal, mesmo se forem até 25% mais caros que os importados. Mais de 80 itens fabricados no País poderão ser adquiridos pelo SUS. Serão investidos R5 757 milhões para expansão do SAMU e construção de UPAs.

Fonte: Bahia Press