No último sábado (9), quase nove meses depois da primeira vacina ser aplicada no Estado contra a Covid-19, são 8.322.493 vacinados com a primeira dose ou com a dose única. O número representa 99,16% da população acima de 18 anos e 66,27% já estão com o esquema vacinal completo. Só nas últimas 24 horas, foram aplicadas 94.195 doses.

Ao todo, já são 14.222.723 de doses aplicadas e registradas na base nacional do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para o secretário de saúde, Beto Preto, a reta final da vacinação contra o coronavírus é o resultado de um trabalho conjunto entre os governos federal e estadual, e os municípios, além de todos os envolvidos no processo de imunização.

“Estamos quase lá. Cada aumento da cobertura vacinal é motivo de comemoração. Uma pequena minoria de menos de 2% que ainda não se vacinou, deve procurar uma unidade de saúde e se vacinar. O avanço da imunização contra a doença reflete diretamente nos índices de infecção e internamento, que estão cada vez mais baixos”, enfatizou.

No levantamento dos imunizantes que chegaram ao Paraná, por meio do PNI, e que garantiram os 99% de cobertura vacinal, mais de 17 milhões de doses foram entregues no Estado e distribuídas aos 399 municípios. A população vem sendo contemplada com vacinas da CoronaVac/Instituto Butantan, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen/Johnson&Johnson, que utiliza apenas uma dose de aplicação para imunização contra o vírus.

BRASIL – Nesta sexta-feira (8), o Ministério da Saúde apresentou o planejamento da campanha de vacinação contra a Covid-19 do próximo ano.

Com tratativas para aquisição de novas doses de vacina, o Governo Federal anunciou mais de 354 milhões de imunizantes em 2022, 120 milhões da AstraZeneca e 100 milhões da Pfizer. Outras 134 milhões de doses serão de saldo de contratos de 2021. Esse lote seria utilizado para reforçar a imunização dos brasileiros com o esquema vacinal completo em 2021 e proteger crianças com menos de 12 anos, caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorize a aplicação de algum imunizante neste grupo.

Além disso, existe a possibilidade de compra de 50 milhões de doses adicionais da vacina norte-americana, caso seja necessário, e 60 milhões de doses da AstraZeneca.

Fonte: Sesa