05.12 2O Governo do Estado comemora os números conquistados em quatro anos de gestão na área da Saúde. Com o trabalho organizado em Redes de Atenção à Saúde, foi possível ampliar em 55,8% no número de UTIs, 670 leitos a mais, reduzir a mortalidade materna em 40% e a infantil em 10%, entre outros avanços importantes.
Os números foram apresentados pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, nesta segunda-feira (1), durante a abertura do 30º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde, em Foz do Iguaçu.

“Vamos avançar na consolidação das Redes de Atenção à Saúde. Com a Rede Mãe Paranaense e Paraná Urgência conseguimos números históricos na redução da morte materna e infantil. Ampliamos a oferta de leitos de UTI adulto e neonatal e capacitamos mais de 40 mil profissionais de saúde”, afirmou o secretário. As redes de Saúde Mental e Saúde Bucal também tiveram avanços significativos.

O secretário também destacou a implantação dos Samus Regionais, que hoje atende 80% da população paranaense e deverá ter a cobertura total nos próximos anos, e do transporte aeromédico, com quatro bases macrorregionais estratégicas que garantiram o atendimento de 1.289 pacientes em quatro anos.

“Outros números que nos orgulham são os de transplantes de órgãos. Passamos do 10º lugar para o 3º lugar e conseguimos o envolvimento da sociedade civil e de empresários paranaenses em nossa campanha para aumentar o número de doações”, afirmou.

Caputo Neto também apontou a implantação dos Centros de Especialidades do Paraná como destaque da atual gestão. “Já estamos construindo e equipando 10 centros regionais que atenderão plenamente o cidadão que precisa de tratamento especializado. Para a próxima gestão, estão previstos outros 13, atendendo a todas as regiões de Saúde do Estado”, disse.

Caputo Neto destacou o pioneirismo do programa VigiaSUS, que já garantiu aos municípios R$ 90,5 milhões para ações da Vigilância em Saúde. “Em 80% dos municípios paranaenses o recurso estadual é maior do que o recurso federal nesta área”, enfatizou.

Recursos Humanos – Outro avanço citado foi a implantação do quadro próprio dos servidores da Saúde e o novo concurso público previsto para 2015. “Nunca foi investido tanto na área de recursos humanos. Além conquista do quadro próprio, uma demanda antiga da categoria, o governo implantou a promoção e progressão de carreira para mais de 6,4 mil servidores”, explicou. A educação permanente também foi destaque na gestão com o fortalecimento da Escola de Saúde Pública do Paraná, que conseguiu o credenciamento junto ao Sistema Estadual de Ensino Superior e agora está autorizada a certificar seus cursos.

Salas de Vacina – Na cerimônia de abertura, o secretário fez a entrega de um computador para o município de Foz do Iguaçu. O Governo do Paraná adquiriu 1.880 computadores para as Salas de Vacina de todo o Estado. Os equipamentos já estão prontos para serem utilizados com a toda configuração necessária. “Os computadores permitirão o registro e envio de dados mais qualificados do Programa Estadual de Imunização”, ressaltou Caputo Neto.

Veja aqui os principais avanços desta gestão e projetos para 2015/2018.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sesa