O Paraná está articulado com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil uma ação que avalia e analisa os eixos da assistência, vigilância epidemiológica, sistema de informações e produção de dados aplicados no enfrentamento da Covid-19. O objetivo do trabalho é consolidar ações consideradas positivas em todos os municípios do Estado e implementar novas condutas e atividades.

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, e diretores da Sesa, se reuniram nesta terça-feira (01) com a coordenadora de Vigilância, Preparação e Resposta a Emergência e Desastres do escritório da Organização da OPAS, Maria Almiron, e o consultor nacional da organização, Rodrigo Said, para debater as ações.

Neste primeiro momento, a equipe da Organização Pan-Americana percorre os municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu e Paranaguá, visitando equipamentos de saúde, como unidades de atenção primária, unidade de urgência e emergência e hospitais indicados para tratamento da Covid-19.

“O Paraná é referência no País pela organização da rede hospitalar e de laboratórios implantadas desde o início da pandemia, o que possibilita neste momento estar em um patamar diferenciado no combate ao coronavírus”, disse Beto Preto. “Este trabalho com a OPAS terá uma grande importância e poderá refletir em ampliação da melhoria do atendimento também pelos municípios”.

O relatório inicial sobre o levantamento feito nos três municípios será apresentado pela equipe da OPAS à Secretaria da Saúde no final desta semana. Depois fará parte de um documento ampliando e detalhado e que deve ser encaminhado dentro de 20 dias à secretaria.

“Poderemos repercutir posteriormente as avaliações com todas as secretarias municipais para aperfeiçoamento da rede”, disse a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes. “Tudo é muito novo em relação aos procedimentos de enfrentamento da Covid-19, então ao mesmo tempo é um grande aprendizado para a saúde pública de todo mundo”.

COE – Integrantes da OPAS também participaram da reunião do Centro de Operações em Emergência (COE) do Paraná.

“O objetivo maior é desenvolver trabalhos em parceria e resgatar as boas práticas realizadas pela Secretaria da Saúde do Paraná no enfrentamento da Covid-19. Vamos levar os exemplos acompanhados aqui para outras partes do mundo”, disse Maria Almiron.

O consultor do escritório da OPAS em Washington, Enrique Pérez, também participou da reunião do COE, por vídeo, e reforçou a visibilidade do trabalho que o Paraná vem realizando no combate à pandemia. “Gostaríamos de ver em todos os países o encontro de gestores municipais, de Regionais de Saúde e do Governo do Estado, como estamos acompanhando hoje no COE Paraná. É um modelo de organização”, afirmou.

Fonte: Sesa