O Paraná também confirmou casos da nova variante do coronavírus, após análise de amostras de cinco pacientes por parte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgadas nesta quarta-feira (17 de fevereiro), são todos casos importados de Manaus (AM). Estes pacientes com Covid-19 passaram por atendimento em Curitiba (quatro) e em Campo Largo (uma), na Região Metropolitana de Curitiba.

A variante identificada nestes pacientes é a chamada variante brasileira (P1), que domina os casos no estado amazonense. A Fiocruz fez a comunicação da confirmação à secretaria, via Laboratório Central do Estado (Lacen). A partir disto, foram acionadas as secretarias municipais de saúde e instituições de saúde que participaram do atendimento para o desencadeamento de medidas preventivas, como rastreamento de possíveis novos infectados e acompanhamento da situação. O histórico dos casos foi apurado em conjunto pela Secretaria da Saúde, Lacen e secretarias municipais.

A Sesa ainda informou que, neste momento, não há transmissão local da nova variante do coronavírus no Paraná. Até o momento, o Lacen já enviou 28 amostras positivas para a Covid-19 à Fiocruz, que é o laboratório nacional responsável pelos exames de sequenciamento genético das amostras de possíveis casos de contaminação pela variante. Das 28 amostras encaminhadas positivas, cinco foram confirmadas com a nova cepa. Cerca de 70 estão em análise.

As pessoas com casos confirmados da variante brasileira foram atendidas, já passaram pelo período de isolamento e passam bem. Os casos são:

– Homem, 47 anos, vindo de Manaus, voo comercial no dia 17 de janeiro, atendido inicialmente na UPA Campo Comprido, foi internado em 18 de janeiro, no IMCP, e alta no dia 23. Já retornou para Manaus.

– Mulher, 73 anos, vinda de Manaus, voo comercial no dia 17de janeiro, atendida no INC, foi internada em 17 de janeiro, com alta no dia 28. Paciente segue em Curitiba para investigação de outros problemas de saúde;

– Homem, 68 anos, vindo de Manaus, voo comercial, no dia 17 de janeiro, atendido no mesmo dia 17 na UPA do Campo Comprido; segue sendo acompanhado por infectologista rede privada em teleconsulta;

– Mulher, 56 anos, vinda de Manaus, voo comercial no dia 21 de janeiro, atendida no dia 17, na UPA Campo Comprido, segue acompanhada por infectologista rede privada em teleconsulta;

– Homem, 22 anos, vindo de Manaus, no dia 18 de janeiro, foi atendido no Hospital do Rocio, em Campo Largo e teve alta no dia 25.

Nesta terça-feira (16), a Fiocruz havia divulgado que a nova variante do coronavírus havia sido detectada no Rio de Janeiro, além de outros cinco estados. Também há casos indicados por secretarias estaduais de saúde. A Sesa informou que foi realizada uma reunião nesta quarta-feira com representantes do Ministério da Saúde, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Curitiba e direção do Laboratório Central do Estado para discussão dos casos confirmados e implantação de medidas preventivas de investigação.

“Reafirmo, com a chegada da variante ao Paraná, é fundamental que as pessoas continuem com as medidas de cuidado, etiqueta respiratória, higienização das mãos. Mas principalmente, evitem aglomerações, pois esta nova cepa se mostrou ainda mais transmissível”, enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: Saúde Debate, com informações da SESA