O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu nesta quinta-feira (5) a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben Nacional), Ivone Evangelista Cabral, e firmou parceria com a entidade para ações conjuntas no Estado.

“A parceria com a Aben é fundamental para o Paraná, pois mais de 50% da força de trabalho da saúde é composta por profissionais da área de enfermagem”, disse o secretário. Ele aproveitou a oportunidade para convidar a presidente da entidade para o lançamento da Rede Mãe Paranaense, que será realizado no dia 2 de maio. A Aben é uma das entidades parceiras da rede Mãe Paranaense e participará do evento com a capacitação dos profissionais de enfermagem dos 399 municípios do Estado.

Ivone Cabral relatou que uma das bandeiras da Aben é estabelecer um trabalho conjunto com governos e organizações não governamentais para ampliar a linha de cuidados da enfermagem, com o objetivo principal de promover o bem-estar da população. “A assistência materno-infantil do Paraná já é modelo para o país com o Mãe Curitibana e tenho certeza que a rede Mãe Paranaense será espelho para outros estados. Desde já firmamos nosso apoio a essa iniciativa”, disse Ivone.

A visita de Ivone Cabral foi motivada pela formalização da parceria para a Sistematização da Assistência de Enfermagem nos hospitais públicos do Estado. O Paraná será o primeiro estado a implantar o sistema e a experiência será levada ao SINADEN – Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem, que será realizado em 2013 em Curitiba.

Resolução – Nesta quarta-feira (4), o secretário assinou a resolução 306/12 que institui o Grupo de Trabalho para implantar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) nas Unidades Próprias da Secretaria da Saúde. A SAE leva em conta todas as etapas do processo de enfermagem e será baseada em protocolos internacionais, como o de Classificação Internacional para a Prática da Enfermagem (CIPE)

A medida faz parte da estratégia do governo estadual para informatizar os serviços públicos de saúde do Paraná. “Confiamos na nossa força de trabalho, mas precisamos dar uma estrutura adequada para que esses profissionais desempenhem suas funções da melhor forma”, disse Caputo Neto durante a assinatura.

A SAE paranaense contará com um sistema de informação, desenvolvido pela Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), que será adaptado pela Celepar para a utilização dos serviços hospitalares. O novo sistema facilitará o trabalho das equipes de enfermagem e registrará cada procedimento realizado no prontuário eletrônico do paciente. A Aben, além de ceder o uso do sistema, também vai capacitar os servidores que o utilizarão.

“Essa é uma reivindicação antiga da enfermagem e vai melhorar a qualidade do atendimento da população, pois haverá um controle informatizado de todas as ações dos profissionais”, afirmou a chefe de gabinete da Sesa, Maria Goretti Lopes, que também é enfermeira do quadro funcional da secretaria.

O grupo de trabalho é formado por 20 membros e tem o papel de viabilizar todo o processo de implantação da SAE, desde a adaptação do sistema aos serviços de saúde paranaenses até a avaliação dos resultados obtidos com a SAE. Ele será coordenado pela chefe do Serviço de Enfermagem do Hospital Regional de Ponta Grossa, Vera Rita da Maia, e estará vinculada a Comissão Inter-Hospitalar de Qualidade da Diretoria de Unidades Próprias da Sesa.

Capacitação – A assinatura ocorreu durante a segunda oficina com as chefias de enfermagem do Centro Psiquiátrico Metropolitano e outros 14 hospitais públicos do Estado. “Esses profissionais serão os grandes validadores do sistema e terão total autonomia para dar sugestões a fim melhorar esse tipo de software, que já foi utilizado nas unidades básicas de saúde de Curitiba”, explicou a Secretária Geral da Aben Nacional, Simone Peruzzo.

Segundo ela, o sistema paranaense será diferente do aplicado em Curitiba, “o ambiente hospitalar é diferente do encontrado nas UBS. Os procedimentos realizados são outros e por isso o grupo de trabalho será essencial para a construção de um sistema que atenda as necessidades de cada hospital e se torne modelo para o país”, completou.

A oficina desta quarta (5) foi ministrada pela professora doutora Telma Garcia e deu continuidade ao trabalho de educação continuada, iniciado em março do ano passado.

Fonte: Sesa