O Paraná iniciou a participação no Plano Nacional de Expansão da Testagem para a Covid-19 do Ministério da Saúde. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve em Foz do Iguaçu nesta sexta-feira (17) para o lançamento do projeto. O município foi um dos cinco escolhidos no Brasil que participou do evento de forma simultânea e online com o ministro Marcelo Queiroga, que estava em Natal.

Serão testes rápidos de antígenos processados em 15 minutos para a identificação viral e bloqueio de contato. Em Foz do Iguaçu, 16 mil testes foram colocados à disposição, dos cerca de 135 mil que o Estado vai receber.

“A nossa fronteira é de muito trânsito. Com essa estratégia de testes eficientes, vamos ter melhores condições de trabalhar a vigilância no município, fazendo o isolamento, a orientação e o bloqueio dos casos. Pedimos a estratégia há muito tempo ao Ministério da Saúde e agora saiu. Agradecemos a iniciativa, é importante e vamos continuar atendendo as pessoas”, afirmou o Beto Preto.

O Ministério da Saúde vai repassar 60 milhões de testes para todo o país até o final do ano. Na ação desta semana, 2,4 milhões já foram enviados aos municípios.
“Este é um programa é uma proposta de expansão da testagem, junto com gestores estaduais e municipais para identificar de forma mais rápida casos positivos da Covid-19 e poder intervir. É, portanto um reforço e estamos aprimorando nossa capacidade de combater o vírus”, disse o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Hélio Angotti.

Dos 200 testes realizados no período da manhã, numa tenda instalada próxima da Ponte da Amizade, ligando o Brasil ao Paraguai, três foram positivos na coleta por swab nasal. “Por aqui circulam milhares de pessoas de outros países e de outras regiões do Brasil. Foz do Iguaçu é um ponto estratégico de testagem e vamos conseguir identificar com esta iniciativa, se mais pessoas estão com o vírus, podendo transmitir”, destacou o prefeito Chico Brasileiro.

Fonte: Sesa