Os secretários da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e da Saúde, Michele Caputo Neto, participaram na segunda-feira (7) da abertura dos eventos estaduais que marcam a luta contra o câncer de mama. Durante o mês de novembro, serão realizadas ações de conscientização e prevenção da doença, que atinge mais de um milhão de mulheres em todo o mundo. No Paraná, cerca de 3,5 mil novos casos são registrados por ano. Em 2010, 759 mulheres paranaenses morreram em decorrência da doença.

Fernanda Richa falou da importância das ações de prevenção do câncer de mama. Pediu a multiplicação das informações sobre a doença e a adoção de práticas preventivas. “Ninguém melhor do que a própria mulher para conhecer seu corpo e identificar sinais que devem ser investigados. Isso deve ser feito constantemente, porque antes de cuidar da família, de quem a gente ama, é preciso cuidar de si própria”, disse a secretária.

“A mulher cuida de sua saúde e da família. Por isso, temos que intensificar as ações para derrubar os números de câncer de mama em nosso estado. Temos tecnologia para isso, e a detecção precoce é uma das garantias de cura da doença”, afirmou Michele Caputo Neto.

O secretário também destacou uma emenda da deputada Cida Borghetti que viabiliza recursos federais para a aquisição de equipamentos digitais para a central de laudos – com o objetivo de melhorar a leitura e o diagnóstico dos exames realizados em todo o Paraná.

Para a deputada Cida Borghetti, a lei 12.116, que instituiu o dia 27 de novembro como Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama, é uma vitória de todas as mulheres. “É um dia de mobilização para que todas as mulheres se unam para salvar vidas”, disse

CHANCE DE CURA – O médico oncologista da secretaria da Saúde Vinicius Budel falou sobre prevenção e controle do câncer de mama. Segundo ele, o aumento da longevidade é um dos fatores que têm contribuído para aumentar o número de casos da doença. “No entanto, nenhum tumor cancerígeno tem tanta chance de cura quanto o câncer de mama. Por isso, é essencial a detecção e o tratamento precoces”, completou.

Budel ainda detalhou o processo de formação de células cancerígenas e a importância de um acompanhamento adequado da paciente desde a primeira suspeita, bem como do início imediato do tratamento. Ele agradeceu o empenho da bancada paranaense em aprovar os recursos para a central de laudos e as unidades da mama.

Curitiba já tem uma unidade da mama, no Hospital das Clínicas, e estão previstas outras três em Londrina, Maringá e Cascavel. “Com essas quatro unidades funcionando com equipes capacitadas para atender a mulher paranaense, com certeza derrubaremos os números de câncer de mama no Paraná”, afirmou.

PROGRAMAÇÃO – No dia 21 de novembro, o Governo do Estado reunirá primeiras damas, deputadas, vereadoras, servidoras públicas e convidadas para uma exposição e debate sobre câncer de mama. O encontro será realizado no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, das 9 às 12 horas. No dia 27 de novembro, será realizada uma caminhada com o tema “Unidos pela Vida: Vista-se de Rosa”. O percurso será da Praça do Japão até o Parque Barigui, com início previsto para as 9 horas.