Quase dois terços dos hospitais que possuem leitos públicos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento de Covid-19 para adultos no Paraná estão lotados, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Conforme informações disponibilizadas pela secretaria, o Paraná tem 1.936 leitos de UTI adulto, distribuídos por 68 hospitais, sendo que 43 deles, nesta quinta-feira (27), não possuem nenhuma vaga disponível para receber novos pacientes.

Além disso, mais de 600 pessoas estão na fila para conseguir um leito deste tipo no estado.

Ainda segundo os dados, a situação é mais complicada na macrorregião oeste do estado, que tem 14 dos 17 hospitais com leitos de UTI lotados.

A macrorregião norte também só possui três hospitais com vagas de UTI livres, de um total de 12 unidades que possuem esse tipo de leito.

O levantamento aponta que a macrorregião noroeste tem lotação de UTIs em oito dos 15 hospitais, e que a macrorregião leste, que abrange a área do litoral até a região central do estado, está com metade dos 24 hospitais sem vagas disponíveis.

Espera por um leito

Os números da Sesa mostram que a fila de espera por um leito de UTI Covid-19, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná é de 650 pessoas, a segunda maior fila desde o início da pandemia.

Em março, mês em que foi registrado o maior número, houve um pico de 708 pessoas que precisavam de UTI, mas recebiam atendimento menos eficiente.

Março foi o mês mais letal da pandemia no Paraná, com mais de 6 mil mortes registradas. No dia 16 de março, a fila registrou o maior número, com 1.357 pacientes à espera por um leito hospitalar no estado.

O número chegou a baixar para 90 em abril, mas recomeçou bruscamente no mês seguinte. No final de maio, a fila de pessoas à espera de um leito hospitalar para tratamento de Covid-19 voltou a ficar acima de 1 mil pacientes.

Na segunda-feira (24), 523 pessoas aguardavam vaga por um leito de UTI e 575 esperam uma vaga de leito clínico.

Pandemia no estado

De acordo com o boletim da Sesa, divulgado nesta quinta-feira, o número de casos confirmados de Covid-19 chegou a 1.073.391, com 25.819 mortes pela doença.

Pela rede pública de saúde, o estado possui 2.217 pacientes internados com casos confirmados de coronavírus, sendo que 985 deles recebem atendimento em UTIs, e 1.232 em enfermaria.

As vagas de UTI exclusivas para o tratamento de adultos com a doença, pelo SUS, têm ocupação de 96% no estado. Veja, abaixo, as taxas de ocupação por tipo de leito:

  • 96% dos 1.936 leitos de UTI adulta;
  • 83% dos 2.810 leitos de enfermaria adulta;
  • 27% dos 22 leitos de UTI pediátrica;
  • 35% dos 34 leitos de enfermaria pediátrica.

Considerando a divisão dos leitos por macrorregião, a região oeste é a que apresenta maior ocupação das vagas de UTI adulto exclusivas para o tratamento de coronavírus, com 98%.

Na região, são 325 leitos deste tipo abertos, sendo que 318 estão ocupados.

Situação das UTIs para adultos em cada macrorregião:

  • Oeste: 98%;
  • Noroeste: 97%;
  • Leste: 96%;
  • Norte: 93%.

Fonte: RPC Curitiba