O secretário, Michele Caputo Neto, assinou nesta terça-feira (7) um contrato com a empresa MV Sistemas, vencedora da licitação para fornecer o novo sistema da Central de Regulação do Estado. Desde o início de 2011, técnicos da secretaria e da Companhia de Informática do Estado (Celepar) trabalham na proposta de uma central de regulação informatizada para atender a demanda da saúde.

O novo programa abrange toda a rede de saúde do Estado. A partir de sua implantação, será possível acompanhar, por exemplo, a marcação de consultas de especialidades médicas e saber se o paciente terá necessidade de uma cirurgia ou outros procedimentos que requerem internação. “Hoje, no País, não há um sistema instalado como o que estamos propondo. Por isso ele deve ser construído desde o começo”, afirma Márcia Huçulak, superintendente de Atenção à Saúde, que participou da elaboração do projeto.

“O sistema que utilizamos hoje é arcaico e não dá suporte para que a secretaria exerça sua verdadeira missão, que é a regulação”, afirma Caputo Neto. “A partir de agora, vamos construir a solução que o Paraná precisa para melhorar o atendimento ao cidadão na área de urgência e emergência e na informatização das AIHs (Autorização de Internação Hospitalar), por exemplo”, acrescenta.

A empresa contratada terá oito meses para desenvolver e implantar todo o sistema. A primeira reunião de trabalho dos técnicos da MV Sistemas na secretaria também aconteceu nesta terça-feira.

Fonte: Sesa