Sendo uma Organização de atendimentos à saúde, acolhimento e educação, o Pequeno Cotolengo Paranaense é uma Instituição que atende 230 moradores com múltiplas deficiências e também asilados hospitalares. Todos os atendimentos realizados na Organização, são gratuitos, compondo a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a pandemia, a Organização atuou na capital paranaense trabalhando no enfrentamento da Covid-19 na rede pública de saúde.

Por integrar o SUS do Estado do Paraná e a rede hospitalar de Atenção Especializada do SUS em Curitiba, uma das ações do Comitê de Crise do Pequeno Cotolengo do Paraná, criada para o combate a Covid-19, foi ampliar em 24% o número de leitos de internação não-Covid. A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Santa Terezinha, Unidade Hospitalar de reabilitação para asilados hospitalares da rede SUS de Curitiba, passou a ter 31 leitos e serviu de retaguarda para os pacientes SUS egressos de hospitais gerais da Rede de Atenção às Urgências e demais Redes de Atenção à Saúde, contribuindo para a liberação de leitos de hospitais da região de Curitiba.

O Pequeno Cotolengo acolheu também nove Assistidos oriundos da Residência Terapêutica Mossunguê, que fechou as portas em decorrência da pandemia. Dentro de todo o Pequeno Cotolengo, houve a disponibilidade de 24 leitos de isolamento para casos suspeitos e/ou confirmados entre os Assistidos, ofertando a eles um cuidado diferenciado e evitando seu encaminhamento a outros hospitais da rede SUS, o que sobrecarregaria ainda mais o sistema.

Essas conquistas estimulam o Pequeno Cotolengo do Paraná a ampliar sua atuação no enfrentamento à pandemia. O projeto agora é construir o Centro Especializado de Reabilitação Pós-Covid para tratamento daqueles que foram infectados e ficaram com alguma sequela. Algumas especialidades como a reabilitação física e pulmonar já são práticas comuns na Organização, empregadas no tratamento de seus Assistidos.

Fonte: Pequeno Cotolengo Paranaense