O Hospital Pequeno Príncipe é uma das três instituições de saúde no Paraná selecionadas a participar de testes para validação de uma metodologia de avaliação remota pela Organização Nacional de Acreditação, a mais importante entidade brasileira certificadora de serviços de saúde. Os testes foram realizados nos dias 9 e 10 de junho, durante a avaliação de rotina para a manutenção do Nível 3 da Acreditação ONA.

Na apresentação de resultados, melhorias e evoluções nos processos de trabalho por meio de plataforma on-line, o Pequeno Príncipe se destacou ao apresentar um dispositivo tecnológico exclusivo que permitiu aproximar os avaliadores, que estavam à distância em função da pandemia do coronavírus.

“Foi a primeira avaliação remota que tivemos contato com um robô de telepresença. Essa possibilidade enriqueceu muito a experiência porque além de permitir o contato com as equipes de ponta nos setores, conseguimos visualizar as melhorias na estrutura física, que o Hospital teve especialmente no Centro Cirúrgico e Central de Materiais. A tecnologia possibilitou também o diferencial de acompanhar fluxos operacionais e visualizar documentos físicos que ainda não estão no prontuário eletrônico do paciente. Para nós, foi uma segurança a mais no processo de avaliação,” destacou a avaliadora Maria Helena Ribeiro Kuhlhoff.

O chamado “robô de telepresença” é um protótipo sobre rodas, composto por computador, câmera de vídeo, microfone de sensibilidade, autofalantes e sistema de armazenamento de energia. A tecnologia, desenvolvida exclusivamente por profissionais da instituição, foi uma grande aliada em todo o processo de avaliação e foi utilizada em aproximadamente 10 pontos de visita, entre eles, UTIs e Centro Cirúrgico.

“Estamos perseguindo há dois anos o uso dos nossos ‘robôs de telepresença’ e eles ficaram prontos justamente agora e, poder utilizá-los, em um evento de grande porte como a avaliação de manutenção, é muito significativo. Fico muito feliz de estar com os equipamentos prontos e encarar essa inspeção com essa metodologia”, destaca o diretor corporativo do Pequeno príncipe, José Álvaro Carneiro.

Pioneirismo

Há 20 anos, o Pequeno Príncipe se destacou como o primeiro Hospital do Estado a ser Acreditado pelo Instituto Paranaense de Acreditação de Serviços de Saúde (IPASS). No decorrer dos últimos anos, se dedicou fortemente para buscar o que há de melhor e mais moderno para os pacientes e suas famílias. As rigorosas avaliações de qualidade e segurança da assistência, o aprimoramento técnico-científico, integralidade e humanização no cuidado, interação com a família, equidade e inovação na assistência, somados a altos investimentos, colocou o maior hospital pediátrico do Brasil em um novo padrão no cenário da saúde.

Como resultado, o Pequeno Príncipe alcançou em 2016 o Nível 1 da Acreditação ONA, voltado para a segurança do paciente; em 2017, o Nível 2, focado na gestão integrada; e no ano do centenário do Hospital, em 2019, o Nível 3, conceito mais elevado desta importante certificação em saúde, que comprova a excelência em gestão, qualidade na assistência e segurança aos pacientes e familiares. Na área da saúde, a avaliação da qualidade e segurança dos serviços é fundamental, uma vez que orienta as famílias para buscar os mais modernos tratamentos e as melhores opções de cuidado para crianças e adolescentes.