O Hospital Pequeno Príncipe e o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe participam nesta quinta-feira, dia 7, da Marcha Virtual pela Ciência no Brasil. A manifestação tem por objetivo chamar a atenção de toda sociedade para a importância dos trabalhos científicos no enfrentamento da pandemia do coronavírus, além de sensibilizar a população, organizações governamentais e privadas para a necessidade dos investimentos voltados à pesquisa e à inovação.

A ação, organizada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), conta com atividades que serão transmitidas durante todo o dia pelas redes sociais da entidade. A unidade de pesquisa do Complexo Pequeno Príncipe participa desse movimento compartilhando detalhes sobre alguns dos estudos previstos para o enfrentamento da COVID-19, incluindo a colaboração com o projeto “COVID Human Genetic Effort”, um esforço mundial de pesquisadores que buscam compreender, a partir da análise genética, por que algumas pessoas desenvolvem formas graves da doença mesmo sem ser do grupo de risco.

Em 2020, o movimento quer chamar a atenção para a importância da ciência no combate ao coronavírus, além de reforçar suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas.  “Vamos estar nesta ação divulgando a Marcha Virtual pela Ciência em entrevistas veiculadas em emissoras de rádio e também pela divulgação dos projetos de pesquisa já em andamento na instituição e que tratam da questão da COVID-19, tema abordado neste ano”, explica a diretora de Medicina Translacional do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, Carolina Prando.

O canal da SBPC no YouTube já conta com mais de 200 vídeos de cientistas brasileiros. “Além de reforçar a importância de se investir em ciência e tecnologia, a marcha também é uma oportunidade para que as pessoas que não estão diretamente ligadas aos processos de desenvolvimento de ciência e tecnologia conheçam o que está sendo feito em seu país”, completa Carolina Prando.

Sobre o evento

A Marcha pela Ciência é um movimento mundial que teve início, em 2017, por conta dos cortes orçamentários para Ciência e Tecnologia (C&T) nos Estados Unidos. Em 2020, devido à pandemia, será realizado virtualmente.

Tuitaços

Além dos seminários on-line, as entidades promoverão duas ondas de tuitaços nesta data – às 12h e às 18h – com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência.

Destaques

Confira os principais temas que serão reforçados durante a Marcha Virtual pela Ciência:

A importância do isolamento social, recomendado pela OMS, sociedades científicas e da área da saúde, cientistas, médicos e especialistas.

A crise da ciência no Brasil e a redução drástica dos recursos para CT&I, em particular de recursos que ajudem no enfrentamento da grave crise sanitária e econômica.

O desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde, em particular pela ação da Emenda Constitucional 95, e as ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa.

A necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do país.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe