Visando conscientizar cada vez mais a população sobre a epilepsia, o Pequeno Príncipe, um dos maiores e mais completos hospitais pediátricos do país, com sede em Curitiba, irá realizar um encontro totalmente on-line e gratuito sobre o tema no próximo dia 26, a partir das 10 horas. O evento é destinado a profissionais de saúde e contará com a participação de especialistas da própria instituição, como a coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras, Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos, e de convidados de outras instituições que também são referências nacionais. Ao todo serão oito palestrantes que apresentarão conteúdos que vão desde a introdução sobre a doença até a dieta cetogênica.

A epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta quase 50 milhões de pessoas em todo o mundo. A crise epiléptica é caracterizada por uma descarga elétrica anormal do cérebro, que causa convulsões. A doença pode desencadear alterações do comportamento e do movimento do corpo e, em alguns casos, perda de consciência.

Referência nacional no Serviço de Neurologia que conta com um Ambulatório de Epilepsia, o Pequeno Príncipe ressalta a importância do diagnóstico precoce e tratamento individualizado com acompanhamento com médico neurologista especializado, para garantir uma boa qualidade de vida aos pacientes. A iniciativa da transmissão on-line reforça um dos princípios da instituição que é a disseminação do conhecimento, além de seu papel de referência em atendimento pediátrico e na proteção de criança e adolescentes.

Participe | Encontro Pequeno Príncipe sobre epilepsia

Data: 26 de março (sábado)

Horário: das 10h às 12h

Inscreva-se gratuitamente: https://bit.ly/3J1nyis

 

Confira a programação do encontro:

10h – Abertura

Donizetti Giamberardino Filho: diretor-técnico do Hospital Pequeno Príncipe.

Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos: coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras do Hospital Pequeno Príncipe.

10h10 – Introdução sobre a epilepsia

Alfredo Lohr: chefe do Serviço de Neurologia do Hospital Pequeno Príncipe.

10h30 – EEG e vídeo EEG: indicação, o que esperar, e beneficiar o paciente

Rafaela Grochoski: neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe, neurofisiologista clínica e pós-graduada em epilepsia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

10h50 – Convulsão febril simples e complexa

Monica Spinosa: neurologista pediátrica do Hospital Pequeno Príncipe.

11h10 – Indicação de dieta cetogênica na epilepsia refratária na infância e adolescência

Marilis Tissot: neurologista pediátrica, mestre em ciências da saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e ex-preceptora da residência de neuropediatria do Hospital de Clínicas da UFMG.

11h20 – Como fazer a dieta cetogênica

Ana Claudia Cruz dos Santos Guerreiro: nutricionista clínica e docente da Faculdades Pequeno Príncipe.

11h30 – Indicação VNS

Tatiana Von Hertwig Fernandes de Oliveira: neurocirurgiã com fellow em neurocirurgia funcional e epilepsia pela Cleveland Clinic.

11h50 – Perguntas e encerramento

Moderadora do evento: Mara Lucia Schmitz Ferreira Santos

 

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe