Pelo terceiro ano consecutivo, o Pequeno Príncipe foi contemplado com o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA). O anúncio foi recebido como um presente do dia 26, que marcou o 102º aniversário da instituição. Nesta edição, o Hospital foi destaque por iniciativas que buscam reduzir e compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e propor medidas de adaptação às mudanças do clima, baseadas na conservação da biodiversidade.

“Somos honrados pelo prêmio nesta data especial. É importante lembrar que temos diferentes iniciativas ambientais, com um marco em 2013 quando nos tornamos livres de mercúrio. Nas ações de redução de emissões de gases, desenvolvemos uma série de trabalhos, mas nos últimos anos concluímos que deveríamos partir direto para promover as compensações”, afirmou o diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro.

Por meio dessas ações, que fazem parte da estratégia da instituição de valorização da sustentabilidade ambiental, em 2019, o Pequeno Príncipe fez a quantificação da emissão de gases ao meio ambiente e chegou ao equivalente a 822 toneladas de carbono emitidos. Em 2020, chegou ao total de 802 toneladas de carbono equivalente. “Diante disso, fizemos a opção de compensação pelo mecanismo REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal), que envolve conservação dos estoques de carbono florestal e manejo sustentável das florestas. É uma possibilidade de promover a compensação em floresta nativa plantada sobre área degradada”, explicou o diretor.

Para isso, o Pequeno Príncipe conta com a parceria da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), que auxilia no reflorestamento com plantas nativas numa área sobre pastagens de búfalo no município de Antonina, onde hoje são mantidos 10 hectares em crescimento. Com esse tipo de iniciativa, o maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil é considerado pioneiro em ações ambientais e de mitigação das emissões de carbono. A instituição também é a segunda entidade de saúde do Brasil a neutralizar a emissão de gases de efeito estufa.

Destaques ambientais do Pequeno Príncipe nesta premiação em anos anteriores
– Em 2018, a instituição foi reconhecida pelo Projeto de Educação e Extensão Ambiental: Nosso Meio Ambiente e Farmácia Viva. Naquele ano, a instituição recebeu também uma menção honrosa pelo Projeto de Gestão de Resíduos no Hospital.
– Em 2019, foi destaque pelo “Cultivo de Chás”, viabilizado por meio do Projeto Compostar.


Sobre o Prêmio Amigo do Meio Ambiente
Concedido anualmente pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a premiação reconhece organizações que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito nacional e que se destacam por suas iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. Em 14 anos, recebeu 1.087 projetos de diferentes estados brasileiros. Na edição de 2021, foram inscritas 85 iniciativas e selecionadas as 15 melhores. A avaliação levou em consideração critérios de impacto, inovação e apresentação. Sempre com foco na preservação ambiental inserida em um contexto macrossocial norteado pelo princípio da responsabilidade da administração pública em orientar e conscientizar a população e pela convicção de que cabe ao setor saúde dar o exemplo para a sociedade quanto aos aspectos de proteção à saúde pública e ambiental.

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe