Entre as preocupações dos eleitores que votarão este ano no pleito municipal, a saúde apareceu em primeiro lugar, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil e o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística). Quando questionados sobre quais as três áreas mais problemáticas nas cidades, este item apareceu entre os citados por 61% das pessoas.

Esses são alguns dos resultados da pesquisa “A percepção do brasileiro quanto ao saneamento básico e a responsabilidade do poder público”. Nas entrevistas feitas com 1008 cidadãos em todas as regiões do país, a área da saúde foi apontada como prioritária para 37%. Na sequência, aparecem a segurança pública (16%), educação (11%), drogas (9%) e emprego (4%).

A pesquisa repete a tendência verificada em anos anteriores. Sondagens do mesmo instituto apontaram a saúde liderando o ranking de preocupações em todas as regiões brasileiras. Em 2009, este item foi mencionado por 27% dos entrevistados, e, em 2010, pesquisa semelhante encomendada pelo Jornal Nacional (Rede Globo) também apontou a saúde como o setor mais preocupante – foi a escolha de 41% dos entrevistados.