Levantamento da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas aponta que 84% das instituições do Paraná aguardam repasse autorizado há dois meses. Os recursos são um socorro emergencial do Governo Federal neste momento de pandemia da Covid-19.

Ao todo são 105 aptas a receber o recurso. Dessas, 89 ainda aguardam o parecer. A afirmação é do presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa), Flaviano Ventorim.

 

O hospital que recebe o aporte do Governo Federal deve investir na compra de equipamentos, medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares. De acordo com o presidente da Femipa, aqui no Paraná, a maior preocupação continua sendo com os anestésicos e o alto custo de aquisição dos medicamentos.

 

De acordo com a lei, a quantia repassada aos hospitais filantrópicos também pode ser utilizada em investimento em pequenas reformas e adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de terapia intensiva, além da contratação de profissionais de saúde para atender a demanda adicional.

Em todo o país são 633 instituições que deveriam ser contempladas, 448 (71%) ainda não receberam o dinheiro. A lista envolve hospitais da Bahia, Ceará, Piauí, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

A reportagem da CBN Curitiba entrou em contato com o Ministério da Saúde para um posicionamento sobre o caso e aguarda um retorno.

Fonte: CBN Curitiba - Repórter Grasiani Jacomini