A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulga, nesta quinta-feira (3/5), pesquisa que apresenta informações sobre o preço de produtos para saúde  em cinco capitais brasileiras. Os dados tratam dos preços pagos por hospitais privados de produtos para a saúde nas cidades de Belém (PA), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS). 

A pesquisa aborda 223 produtos, divididos nas especialidades de cardiologia (cateteres, válvulas cardíacas e marca-passos) e ortopedia (implantes, próteses e parafusos).  “Pretendemos aumentar a transparência e a visibilidade do mercado para permitir mais eficiência na utilização dos recursos destinados à aquisição desses produtos”, afirma o diretor de controle e monitoramento sanitário da Anvisa Agenor Álvares.

Para cada um dos produtos são apresentados os preços mínimo, médio e máximo observados em cada uma das capitais envolvidas. Além disso, a pesquisa traz o preço médio de cada produto, dentre essas cinco cidades.

Os dados foram obtidos a partir da análise dos bancos de preços provenientes de contas médicas dos hospitais analisados em cada uma das cinco cidades. As informações serão atualizadas trimestralmente.

O banco de dados está disponível na página da Anvisa na internet.

Acesse aqui as informações.

Fonte: Anvisa