Nesta terça-feira (31), uma comitiva com representantes da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa) e diretores de hospitais afiliados entregarão ao deputado estadual Dr. Batista, presidente da Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Paraná, duas reivindicações do setor. A audiência será realizada na Santa Casa de Maringá, às 15 horas.

O primeiro pleito se refere ao apoio para que a Assembleia Legislativa discuta a aprovação e o repasse de emendas parlamentares coletivas para o segmento hospitalar filantrópico. Tal medida, inédita até então, irá contribuir, segundo a Femipa, para a melhora dos serviços prestados aos cidadãos paranaenses, que encontram nos filantrópicos e nas santas casas referências em atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

A outra reivindicação diz respeito ao compromisso assumido pelo secretário de Estado da Saúde de repassar os cerca de R$ 30 milhões referentes a parte dos recursos a serem economizados pela Assembleia no exercício de 2012 aos hospitais filantrópicos.

Entre os argumentos apresentados pela Femipa estão os números de atendimentos realizados pelo segmento. Apenas em 2011, de acordo com o DATASUS/Ministério da Saúde, os hospitais filantrópicos do Estado tiveram 409.989 AIH’s efetivamente pagas enquanto os hospitais públicos de todas as esferas somaram 178.970 AIH’s pagas, números que demonstram a importância do segmento filantrópico no atendimento da saúde do paranaense. É importante considerar que os hospitais filantrópicos também efetivaram milhares de AIH’S não pagas, o que mostra o compromisso do segmento com o SUS e o atendimento de qualidade à população de todos os 399 municípios do Paraná, especialmente a mais carente.

O deputado receberá ainda uma cópia do Relatório da Subcomissão Especial das Santas Casas aprovado pela Comissão de Seguridade Social da Câmara Federal, no dia 11 de julho, em Brasília. O documento apresenta a real situação desses prestadores de serviço no país, com destaque para os números que apontam a grave crise enfrentada por esse segmento. Segundo o relatório, somente em 2011, os hospitais filantrópicos amargaram um déficit de R$ 5 bilhões, por conta da diferença entre o custo dos atendimentos e a remuneração paga pelo SUS.

Serviço:
Audiência deputado Dr. Batista
Data: 31 de julho de 2012
Horário: 15h
Local: Sede da Santa Casa de Maringá – DIRETORIA
Rua Santos Dumont, 555 – Vila Operária – Maringá – PR

Confirmar presença:  secretaria@femipa.org.br / (41) 3027.5036