A Secretaria Estadual da Saúde realizou nesta terça-feira (7), ofcina para a implantação da Rede Mãe Paranaense. O evento contou com a presença de representantes da saúde de Curitiba e dos 29 municípios 2ª Regional de Saúde (Curitiba) para traçar um panorama atual do atendimento às gestantes e das condições dos principais hospitais de referência na Regional.
A superintendente de atenção à saúde, Márcia Huçulak, destacou que esse é o primeiro de vários encontros que serão realizados nas regionais paranaenses com o objetivo de organizar os processos para a implantação da Rede Mãe Paranaense. “Vamos lançar o programa no dia 2 de maio” afirmou a superintendente.

Durante o encontro, foram exibidos dados preliminares com o número de partos de risco habitual e alto risco que cada hospital de referência realiza e para quais municípios cada hospital presta seus serviços.As estatísticas ajudam a traçar quais locais necessitam de maior estrutura e auxílio para atendimento.

A principal meta do programa é padronizar o atendimento dos municípios e indicar para quais hospitais as gestantes deverão ser direcionadas. O programa também vai oferecer interconsultas às gestantes durante todo o período de pré-natal para que haja um acompanhamento contínuo da gravidez.

Cada gestante possuirá uma caderneta com seu nome e o local de atendimento possibilitando um maior controle por parte das unidades de saúde e monitoramento das ações do pré-natal e do acompanhamento da criança. Todos os municípios podem aderir ao Mãe Paranaense. As maternidades e hospitais devem estar prontos para atender às gestantes de risco habitual e os profissionais serão qualificados pelo programa. Quando necessário, a secretaria avaliará a necessidade de melhoria nos equipamentos do hospital para atendimento da rede materno-infantil.

A segunda oficina do Mãe Paranaense acontecerá na 10ª Regional (Cascavel), no dia 22 de março. No dia 3 de abril, a 15ª Regional (Maringá) receberá a terceira edição e no dia 4, a oficina acontecerá na 17ª Regional (Londrina).

Fonte: Sesa