Para homenagear os profissionais de Saúde, que tiveram grande destaque no enfrentamento à Covid-19, a Assembleia Legislativa do Paraná, por proposição do deputado Michele Caputo, realizou, na noite desta segunda-feira (25), no plenário da Casa, uma sessão solene em alusão ao Dia Estadual de Valorização dos Profissionais de Saúde. A data, a ser lembrada anualmente em 26 de abril, é fruto da Lei 20.429/2020 e passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná. O dia 26 de abril foi escolhido para marcar a perda da técnica em enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos, de Curitiba, primeira profissional de saúde do Paraná morta no dia 26 de abril de 2020, em decorrência da Covid-19.

Durante a solenidade, 38 profissionais de diferentes áreas médicas receberam um diploma de menção honrosa. O presidente da Femipa, Charles London, que também é médico e diretor-presidente do Grupo Hospitalar São Vicente, foi um dos convidados para compor a mesa de autoridades. Durante a solenidade, London falou sobre a importância dos profissionais de Saúde no combate à pandemia e parabenizou a Alep pela criação da data que valoriza esses trabalhadores.

“Fazendo uma alusão ao futebol, sabemos que a linha de frente não funciona sem a linha do meio, a linha de trás e o goleiro. Todos precisam trabalhar juntos e afinados. Um bom jogo só acontece com todos os componentes alinhados. A linha de frente, é claro, tem um papel muito importante, mas as demais estruturas são importantes para que o todo aconteça”, disse.

Ele citou, nesse contexto, as santas casas e hospitais filantrópicos do Paraná e a relevância dessas entidades no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado. Segundo o presidente da Femipa, o Paraná conta com 147 instituições de Saúde filantrópicas, responsáveis por 54% de todos os atendimentos do SUS no Estado e mais de 70% dos atendimentos SUS de alta complexidade.

“Essas entidades têm e sempre tiveram um papel fundamental nessa estruturação da rede de saúde como um todo no Paraná. A história dessa primeira fase da pandemia já está escrita e, em nome desse segmento, venho aqui reconhecer a importância dos profissionais da Saúde, agradecendo ao deputado pela implantação desse dia que valoriza todos os trabalhadores. Infelizmente, qualquer morte pesa, seja 1 ou sejam 700 mil. Gostaríamos de não ter perdido nenhuma vida, mas, infelizmente, tivemos muitas. Perdemos muitos colegas, amigos, profissionais que não puderam continuar sua jornada. Parabenizo mais uma vez pela proposição da data e pela justa homenagem e reforço que as instituições filantrópicas continuarão à disposição do Estado para a estruturação da rede de saúde”, concluiu.

O deputado Michele Caputo lembrou a memória das pessoas que ajudaram a salvar milhares de vidas no Paraná. “Prestamos uma singela homenagem aos profissionais de saúde. Hoje é um dia de valorização desses trabalhadores. Foi no dia 26 de abril de 2020 que tivemos registrado o primeiro óbito de um profissional de saúde, a técnica de enfermagem Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos. Sentimos muito por esta perda. Está claro para todos a importância que os trabalhadores da saúde tiveram. Foram esses que faleceram, adoeceram, que ficaram muito tempo sem o convívio da família. Eles merecem o nosso respeito”, disse o parlamentar. “Não tem ninguém que tenha feito mais durante a pandemia do que o trabalhador anônimo do Sistema de Saúde Pública desse País. Outras pandemias poderão chegar no futuro, mas uma coisa poderemos ter certeza: sempre poderemos contar com a força, empenho e dedicação do povo da saúde. Não temos democracia sem saúde e nem saúde sem democracia”, afirmou.

Durante a sessão, Valdirene recebeu uma homenagem póstuma, representada na solenidade pela mãe, senhora Jocimara Ferreira Dos Santos. “Eu gostaria que quem estivesse recebendo esta homenagem fosse a minha filha. Ela gostaria de ser reconhecida, pois fazia tudo com muita dedicação. Tinha um trabalho muito profissional. Era muito querida e dedicada. Amava o que fazia. Infelizmente o que aconteceu não era o que queríamos. Agradeço esta homenagem pela Valdirene. Estou aqui recebendo isto por ela”, disse Jocimara, emocionada.

Representando o Fórum dos Conselhos Regionais da Área da Saúde do Paraná, a presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 08ª Região, Patrícia Rossafa Branco, falou em nome dos homenageados. “É uma grande honra representar estes trabalhadores. Enfrentamos uma verdadeira guerra, onde nossos guerreiros foram muito valentes. Felizmente, estamos vivendo agora um momento muito melhor, em que a saúde começa a retornar para a casa das famílias paranaenses. Não é só uma homenagem, é um momento de celebrarmos a vida e agradecermos esses profissionais que não mediram esforços para fazer o seu melhor trabalho na linha de frente”, disse ela.

O Diretor-Geral da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Nestor Werner Junior, também recebeu a homenagem e lembrou os mais de dois anos de trabalho contra a pandemia do Coronavírus. “É emocionante. Depois de dois anos de trabalho interrupto, ter o reconhecimento da Assembleia é uma satisfação. Poder estar aqui em nome de todos os trabalhadores é uma honra. Hoje, temos bons números no País, mas a pandemia não acabou. Para que possamos representá-los aqui, continuamos o trabalho”, reforçou.

Homenagem

De acordo com Michele Caputo, a Lei 20.429/2020 tem o objetivo de homenagear diversas categorias cuja missão é cuidar das pessoas. Quando apresentou o projeto, o deputado destacou que, em meio a pandemia do novo coronavírus, a importância dos profissionais foi destacada pela comunidade, mas que o reconhecimento deveria ser permanente e não se restringindo apenas a uma profissão.

“A figura do profissional da área da saúde deve sempre ser respeitada e valorizada tanto pela sociedade como pelo Poder Público. A função social que exercem eleva este grupo de pessoas a um grau de responsabilidade incomparável, tendo em vista que lidam diariamente com o nosso bem maior, que é a vida”, lembrou o deputado.

Durante a solenidade na Assembleia, foram homenageados profissionais do Laboratório Central do Estado do Paraná (LACEN), do SAMU, do Instituto de Biologia Molecular do Paraná, dos Conselhos Regionais de Biologia, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, da Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná, da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviço de Saúde no Estado do Paraná, do Conselho Estadual da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.

Confira algumas imagens abaixo:

Fonte: Thiago Alonso - Alep, com informações da assessoria de imprensa Femipa