O QUALISS visa estimular a qualificação de todos os prestadores de serviços na saúde suplementar (hospitais, clínicas, laboratórios e profissionais de saúde) e consiste na divulgação de atributos de qualificação previamente definidos de forma transparente e na avaliação da qualificação dos prestadores de serviços. Desse modo, o QUALISS aumenta a disponibilidade de informações para que beneficiários e sociedade em geral tenham mais poder de avaliação e escolha. Trata-se de uma iniciativa da ANS de indução da melhoria da qualidade da assistência à saúde

Em abril de 2017, a ANS divulgou, pela primeira vez, as informações de qualidade de todos os prestadores que participam do programa. Entre as instituições participantes, constam profissionais de saúde; clínicas; serviços de pronto-atendimentos, hospitais, hospitais dia, laboratórios e serviços de atenção domiciliar (homecare), oferecendo subsídios para que os usuários possam escolher e comparar os serviços. Parte dessas informações foram divulgadas por meio de uma ferramenta de busca.

Profissionais de saúde
A qualificação profissional divulgada (Título de Especialista, Residência, Mestrado, Doutorado e Pós-graduação lato sensu) inclui 35 mil profissionais de saúde, entre eles, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, médicos, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais e encontra-se disponível em listagem publicada no Portal da ANS na página do QUALISS.

Recentemente, a ANS aperfeiçoou esse Sistema de busca de qualificação dos prestadores de saúde. Entre as novidades estão a nova identidade visual, a interface e a inclusão da busca por instituições com núcleo de segurança do paciente ou que realizem um ou mais projetos de indução da qualidade: Parto Adequado, Idoso Bem Cuidado e OncoRede.

Para Acreditação, que é uma verificação externa para avaliar a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos, a partir de agora, o usuário poderá filtrar os prestadores acreditados por tipo de Acreditação: JCI, ONA 3, PADI, etc.

Saiba mais em: http://www.ans.gov.br/gestao-em-saude/qualiss-programa-de-qualificacao-dos-prestadores-de-servicos-de-saude-2.

Confira o passo a passo do buscador clicando neste link.

Fonte: ANS