A Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES) tem trabalhado intensamente com os temas Segurança do Paciente e Qualidade em  Serviços de Saúde e está prestes a se tornar um centro colaborador da Organização Panamericana da Saúde (OPAS) no segmento. A gerência possui um trabalho histórico de avaliação voltado para a assistência à saúde com fundamentos em teorias de Avedis Donabedian, que desenvolveu um conceito fundamental para o entendimento da avaliação de qualidade em saúde a partir da avaliação das estruturas, dos processos e dos resultados para a entrega de um produto, no caso, um serviço seguro e de qualidade. Todavia, há que se avançar e agregar a essa prática de vigilância e controle em serviços de saúdea observação e intervenção sobre os riscos decorrentes da prestação desses serviços.

Assim, a GGTES iniciou  a discussão e elaboração de um conjunto de atividades voltadas para o desenvolvimento do conhecimento e da prática sobre a avaliação, o gerenciamento e a comunicação do risco em Serviços de Saúde. O objetivo é fortalecer a capacidade do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) na análise, identificação e definição de medidas de correção e controle para os principais riscos                                              relacionados aos serviços de saúde. O projeto já nasce alinhado com o planejamento estratégico da Anvisa, nos macroprocessos de controle e  de monitoramento dos riscos sanitários.

Nos dias 10 e 27 de fevereiro, a gerente da GGTES, Diana Carmem Almeida, coordenou duas reuniões iniciais de definição da estrutura do                                              projeto, com a participação dos consultores da OPAS Enrique Perez, Raymond Dougas, Rogério Lima, Graice Madeleine, e de técnicos da GGTES. Diana explicou o contexto do processo em que o projeto surge. A Anvisa, neste momento, empreende um  planejamento estratégico e um novo desenho organizacional, no qual ganha espaço e foco as ações voltadas para a enfrentamento dos riscos sanitários decorrentes do uso e consumo de produtos e serviços de saúde. Espera-se, como um dos primeiros desdobramentos do projeto (incorporado ao Termo de Cooperação nº64, mantido entre a Anvisa e a OPAS) a preparação pela GGTES de um curso de Investigação de Eventos Adversos Relacionados à Assistência  à Saúde.

Fonte: CMB