Saulo Levindo Coelho, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte e presidente do Conselho Consultivo da CMB, é um dos participantes do 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que esse ano apresenta, como tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”.

Entrevistado pela comunicação da CMB sobre as perspectivas para o segmento e sua contribuição para a melhoria da saúde no Brasil, assunto que será amplamente debatido no evento, mais especificamente no painel “Como cooperar com a recuperação da economia do País”, Coelho aposta que, apesar de todas as dificuldades financeiras, o setor filantrópico de saúde brasileiro está se fortalecendo a cada ano, com a prestação de uma assistência humanizada e de qualidade. Segundo ele, um exemplo seria a realização de transplantes. “O Brasil é o segundo maior país transplantador do mundo, perdendo apenas para os EUA. 95% dos procedimentos feitos aqui são oferecidos pelo SUS e a grande maioria pelos hospitais filantrópicos”, afirma.

De acordo com o provedor, esses dados comprovam a eficiência da assistência prestada e a competência dos gestores corporativos, do corpo clínico e da equipe multiprofissional dos hospitais sem fins lucrativos e que, embora exista uma defasagem da tabela SUS – com os valores muito abaixo dos custos – essas instituições de saúde continuam crescendo e atendendo cada vez mais e melhor, em que pese os atrasos de repasses pelas esferas governamentais.

Saulo destaca também que, para aprimorar ainda mais a gestão, o Conselho Consultivo da CMB criou o Projeto 50+, envolvendo as 50 maiores entidades filantrópicas de saúde do Brasil. A iniciativa já é um sucesso e está colaborando para aprimorar a gestão do setor filantrópico.

“Temos muitos desafios pela frente para garantir propostas de financiamento capazes de trazer mais equilíbrio para as instituições prestadoras de serviços para o SUS”, finaliza o gestor.

O CONGRESSO: Consolidado como o maior evento do segmento, o Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos chega a sua 29ª edição, de 13 a 15 de agosto no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. O objetivo é promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises, reunindo provedores, dirigentes, administradores hospitalares, advogados, especialistas e autoridades. Programação completa e inscrições pelo site do evento.

Fonte: CMB